Gesane confia em desdobramentos positivos do Quinto Grito da Pesca

25/03/2014

A deputada Gesane Marinho (PSD) disse hoje que acredita em desdobramentos positivos das questões levantadas no Quinto Grito da Pesca, realizado no sábado último na praia de Barra de Cunhaú, em Canguaretama, numa promoção da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura.

No encontro, que reuniu mais de 900 pescadores representantes de colônias de pescadores de todo o Brasil, foram discutidas as dificuldades do setor e apresentadas reivindicações voltadas para a melhoria da pesca e da aquicultura no País.

“Esperamos que esse evento resulte em bons frutos. Canguaretama nunca tinha visto um evento naquela cidade com a participação de três ministros: o da pesca Eduardo Lopes; o do Trabalho Manoel Dias e o da Previdência Garibaldi Filho e mais o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Foi discutido que é preciso avançar mais no fomento a esse importante segmento”, afirmou.

A deputada disse que as principais reivindicações dos pescadores foram sede própria e unidade de beneficiamento para as colônias; acesso ao crédito e o seguro defeso. Ela considerou uma injustiça que os catadores de caranguejo de Canguaretama, de Arês e de Georgino Avelino não tenham recebido o salário mínimo, como acontece com os pescadores de lagosta no período do defeso.

Gesane disse ainda que o Ministro da Pesca se comprometeu em instalar uma fábrica de gelo e adquirir um caminhão frigorífico para a colônia de pescadores de Canguaretama. No encontro, o deputado Henrique Eduardo anunciou que o 6º Grito da Pesca e da Aquicultura será realizado no dia 14 de maio, em uma audiência pública na Câmara dos Deputados.