Ministério das Comunicações concede canal digital para o RN

11/04/2014

Graças ao recurso da multiprogramação que divide o canal em quatro emissoras, a Rede Legislativa em Natal garantirá o sinal aberto, digital e gratuito para a TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal. O ato do Ministério das Comunicações de concessão do canal 61 já foi publicado no Diário Oficial da União, garantindo a implantação no final de maio. Até lá serão preparados os equipamentos e torre de transmissão.

“É uma evolução muito grande pela qualidade de sinal para as quatro casas legislativas e alcance. O modelo de Natal será estendido para outras cidades polos do Rio Grande do Norte. Serão organizados em consórcios entre as Câmaras Municipais”, antecipou o diretor de Rádio e TV da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Maurício Pandolphi.

Desde o ano passado a Câmara dos Deputados concluiu a licitação dos transmissores das 13 capitais sob responsabilidade da instituição, entre elas Natal. Outras cidades ficaram a cargo do Senado Federal. A Rede Legislativa de TV Digital encerrou 2013 em sinal aberto em 21 cidades. São 43 milhões de brasileiros com a possibilidade de ter acesso gratuito às emissoras do Poder Legislativo, em um projeto associativo do qual fazem parte Câmara, Senado, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Interatividade

Uma das vantagens do canal digital é a interatividade que já está em teste para aplicação na Rede Legislativa. Em 2013 foi realizado o primeiro teste do aplicativo em parceria da Câmara dos Deputados com a Câmara Municipal de João Pessoa. O aplicativo é voltado para as sessões do Plenário. O cidadão tem a possibilidade de saber mais sobre o parlamentar que discursa naquele exato momento, além da pauta da sessão em andamento e um pequeno resumo de cada projeto em discussão.

A Câmara pretende levar a Rede Legislativa de TV Digital a todas as cidades do País. Para isso, as Câmaras Municipais interessadas em aderir ao projeto podem solicitar informações pelo e-mail redelegislativa@camara.leg.br  ou pelo telefone (61) 32161500.