Assembleia Cidadã leva serviços aos moradores de Passa e Fica

16/05/2014

Para a dona de casa Maria de Fátima Lopes, que aguardava sua vez de ser atendida pelo clínico juntamente com amigas e vizinhas, do município de Passa e Fica, a oportunidade de se consultar veio em boa hora. “Estávamos precisando e aqui não é muito fácil conseguir atendimento. Além disso, é distante de Natal, onde tem mais opções”, disse. A Assembleia Cidadã promoveu 17 mil 975 atendimentos na cidade da Região Agreste.

A variedade de serviços oferecidos pela AL Cidadã no município de Passa e Fica, nos dias 14 e 15, confirmou a aceitação do projeto em todas as áreas: Educação, Saúde e Ação Social. Logo cedo, na Escola Municipal Governador Mário Covas, pessoas de todas as idades aguardavam sua vez para ser atendidas pelo clínico geral. As salas destinadas à saúde bucal, saúde infantil, dermatologia e nutrição também tinham grande procura.

A coordenadora Magaly Cristina explica que uma equipe da gestão municipal auxilia na escolha dos serviços que serão prioridade durante a estadia do AL Cidadã na cidade. “Nosso atendimento inclui, além de Passa e Fica, os municípios de Monte das Gameleiras, Lagoa D`Anta e Serra de São Bento”, disse. Além de Passa e Fica, esse ano as ações também foram realizadas em Alto do Rodrigues.

Uma das oficinas mais participadas pela criançada, de brinquedos populares, é coordenada pelo artesão e pedagogo Romildo Félix da Silva, que há doze anos faz esse trabalho e esteve presente em todas as edições do AL Cidadã. Pela manhã grupos de crianças das escolas do município aprendem a confeccionar o brinquedo e à noite as oficinas são destinadas aos professores, que se tornam multiplicadores.

Outra artesã, Mônica Reis, está na sexta edição do projeto. Ela ministra oficinas de biscuit e destaca o valor social do projeto. É que as oficinas também tem a função de colaborar com a geração de emprego e renda. Em Passa e Fica, a maioria os participantes da manhã eram crianças e à noite, o público esperado era de adultos. “Nosso público é variado. Inclusive vem pessoas aqui que já tem a técnica, mas nos procuram para aperfeiçoá-la”, disse.

AÇÕES DO AL CIDADÃ:

Social:

Oficina de biscuit; palestra para confecções de plantas medicinais e sabonetes artesanais; retirada de documentos, corte de cabelo, oficina de badminto.

Saúde:

Saúde bucal, orientação, higiene bucal e aplicação de flúor; saúde infantil (atendimento pediátrico), dermatologia, mastologia, clínica geral com prevenção em diabetes e hipertensão e nutricionista.

Educação:

Recreação, brinquedos armados, oficina de leitura e contação de histórias, oficina de brinquedos populares, orientação pedagógica sobre cuidados com animais domésticos, Proerd e apresentações culturais.