Gestores defendem mais oportunidades de trabalho na administração pública

21/05/2014

Ao final de mais de três horas de explanações, os participantes da audiência  sobre o “Papel do Gestor  no Desenvolvimento de Políticas Públicas no Rio Grande do Norte”, chegaram à conclusão que é preciso sensibilizar as administrações Estadual e Municipais, no sentido de que abram estágios e coloquem nos editais dos concursos públicos vagas para os formados em Gestão Pública.

Estudantes, professores e profissionais da área, que lotaram o auditório da Assembleia Legislativa, levantaram, inclusive, a necessidade de se organizar um forum de debate sobre o assunto, com a participação de candidatos a governador do Estado, para que eles se comprometam ou não em valorizar os profissionais da área.

O deputado Fernando Mineiro (PT) ,que propôs a realização da audiência, se comprometeu em se empenhar nesse propósito, encaminhando às reivindicações aos administradores do Estado.

“Não é da competencia da Assembleia Legislativa fazer leis criando cargos de gestor público. Podemos cobrar, fazer requerimentos, intermediar as conversas. As Sugestões que nos  chegarem serão encaminhadas. Vamos solicitar mais vagas nos concursos, cobrar isso do governo”, afirmou.

O parlamentar lamentou que o secretário de Administração do Estado, a diretora da Escola de Governo; a Federação dos Municípios (Fermurn) e a Federação da Câmaras Municipais (Fecam), convidados para participarem dos debates não tenham comparecido.

“Vamos fazer um relatório de tudo que foi colocado nessa Audiência e encaminhar para esses órgãos. Lamentamos a ausência desses representantes que já poderiam manifestar uma opinião sobre o que estava sendo discutido”, disse.

Os participantes consideraram que “a discussão foi muito rica e foi dado o primeiro passo para mostrar como são importantes os cursos de Gestão Pública. O Rio Grande do Norte  está atrasado em relação a outros estados. A Administração tem que mudar. Constatamos que há profissionais em condições de dar uma maior contribuição para transformar essa realidade”.

A Mesa dos Trabalhos foi coordenada pelo deputado Fernando Mineiro e contou com a participação da Coordenadora do Cuisto de Gestão em Políticas Púiblicas da UFRN, professora Sandra Cristina Gomes; do representante da coordenadoria do curso de Gestão Pública da UNP.professor Bruno Tavares; do representante do Centro Acadêmico, Djalma Maranhão, Carlos Augusto; do representante do Departamento de Políticas Públicas da UFRN, Alan Lacerda e do representante do curso em Gestão Pública da UERN, Professor Caio César.