Nara Costa e Pedro Mendes fazem a festa da 100ª edição da Assembleia Cultural

22/10/2014

A centésima edição da Assembleia Cultural foi comemorada em grande estilo, com as presenças dos cantores potiguares Nara Costa e Pedro Mendes. O Projeto que está em execução há 11 anos é reconhecido como um dos mais importantes e que tem dado maior incentivo à produção artística no Rio Grande do Norte. Além disso, a Assembleia Legislativa do Estado é a única do Brasil a abrir as portas para prestigiar e divulgar o trabalho de artistas locais.

Em sua 2ª participação na Assembleia Cultural, Nara Costa disse que se sente honrada em apresentar-se na 100ª edição do Projeto que para ela tem valorizado os artistas da terra. “Tenho a Assembleia Legislativa como minha segunda casa quando o assunto é cultura. Ao receber o convite percebi o quanto sou querida. Pisar neste palco, para mim, é uma honra”, disse a cantora que apresentou canções do seu novo CD, “Nara Costa em Cena”, além de músicas de outros artistas brasileiros.

Nara Costa iniciou sua apresentação na noite desta quarta-feira colocando todos da plateia para dançar. Logo em seguida, a cantora apresentou a música “Abraço do Mar”, canção que foi interpretada por Nara em 2009, ocasião em que ganhou o prêmio de melhor intérprete no Festival da Canção e Cultura Potiguar, realizado pela Assembleia Legislativa. “Após essa premiação, fiz o convite à cantora Margareth Menezes para gravar essa música comigo, para meu CD e ela aceitou. Foi um momento muito importante na minha vida”, disse Nara, agradecendo ao autor da canção, Arcésio Andrade.

O segundo a se apresentar no palco do Projeto Assembleia Cultural foi o cantor Pedro Mendes. Um dos primeiros artistas a se apresentarem no evento, Pedro diz que viver este momento de comemoração também tem um certo glamour. O cantor elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa e lamentou que outros órgãos públicos não venham fazendo o mesmo. “Seria interessante que, pelo menos uma vez por mês, outros órgãos realizassem um evento dessa natureza. Temos mercado para isso e também seria importante para uma organização profissional”, declarou.

Pedro Mendes apresentou clássicos do seu repertório como “Esquina do continente” e “Linda Baby”, hino extraoficial de Natal. No entanto, o cantor também apresentou novidades, como uma canção encomendada pela banda Cavaleiros do Forró “Essa produção fugiu um pouco do estilo que costumo cantar, mas foi uma experiência nova, um desafio que eu adorei fazer. Até porque quem costura um vestido de noiva também faz um blazer”, disse.

HISTÓRIA

O projeto AL Cultural acontece mensalmente desde 2003, quando foi criado, organizado pelo Cerimonial da Casa. Além dos cachês, a Assembleia dá apoio de cenário e iluminação e transmite a programação ao vivo e em reprises pela TV Assembleia para todo o Estado.

Mais de 500 artistas já brilharam no palco montado no salão de eventos da Casa. Nomes consagrados como Khristal, Rodolfo Amaral e o cantor Fernando Luiz, que numa das edições lançou um CD comemorativo aos seus 35 anos de carreira. Mas não foram apenas os natalenses beneficiados pelo projeto. As cidades de Caicó, Currais Novos, Mossoró e Assu prestigiaram o melhor do talento local nas realizações das Assembleias Itinerantes.

O coordenador do Projeto, Pádua Martins agradeceu a todos os presentes e aos telespectadores que acompanham todos os meses os shows realizados na Casa. “Agradecemos a todos que vêm prestigiar esses momentos organizados com todo carinho e dedicação”, disse Pádua.