Kelps Lima pede retomada do Plano Cicloviário de Natal

03/03/2015

Em sessão plenária na manhã desta terça-feira (3), o deputado estadual Kelps Lima (SDD) cobrou do governo estadual e prefeitura de Natal a retomada do Plano Cicloviário de Natal, documento elaborado em 2011 com base no Plano de Mobilidade Urbana da cidade.

“O plano pouco avançou desde o seu lançamento. De lá para cá foram instaladas apenas uma ciclovia e três ciclofaixas”, observou o parlamentar.

Para o deputado, é necessário que a cidade esteja alinhada com os novos rumos do transporte público, citando o uso da bicicleta como alternativa para desafogar o trânsito da capital, além de se configurar como um meio de transporte limpo.

Kelps Lima lembrou que, durante o governo anterior, apresentou uma emenda parlamentar propondo a construção de uma ciclovia na rota do sol, criando na cidade um novo roteiro turístico de aventura. De acordo com o deputado, a ciclovia proposta partiria do posto policial na rota do sol, seguiria por toda a via costeira e terminaria no acesso à Ponte Newton Navarro.

“Quando falo em ciclovia, falo na adoção de uma nova lógica para o sistema de transporte público da cidade de Natal”, comentou o parlamentar, destacando ainda a importância da participação da sociedade civil na construção desse novo modelo.

Ainda durante o pronunciamento, o deputado estadual criticou as dificuldades e irregularidades encontradas nos estacionamentos situados no entorno da Assembleia Legislativa e a reimplantação das estações de transferência de Natal. Para ele, o município fez um alto investimento em um modelo já ultrapassado.