Albert Dickson requer restauração e manutenção da travessa Pax

20/03/2015

Preocupado com a descaracterização do aspecto histórico da travessa Pax, no centro de Natal, o deputado Albert Dickson (PROS) está requerendo do Governo do Estado e da Fundação José Augusto, a restauração e manutenção daquela via.

“A travessa está situada entre a casa de Câmara Cascudo e o Solar Bela Vista e é uma das poucas vias de Natal que ainda conservam seu calçamento original, do final do século XIX. É feito com pedras de maré, conhecidas como pedras cabeças de nego, mas o calçamento não está sendo preservada pelo poder público, que não está implementando algum projeto de valorização do patrimônio”, justifica o deputado.

Albert Dickson registra ainda que apesar de ser tombada nacionalmente por fazer parte do patrimônio histórico da cidade, a travessa Pax ainda não tem tombamento definitivo em nível municipal. No seu entendimento, a situação de abandono tem afugentado a população de Natal e turistas. “É preciso que seja providenciada uma iluminação adequada que venha trazer a valorização daquele patrimônio, com as visitas de turistas e os transeuntes que por ali passam”, conclui o parlamentar.