Selo Unale
Projeto de Albert Dickson assegura internação de gestantes de alto risco

27/03/2015

O deputado Albert Dickson (PROS) apresentou projeto de lei que assegura o direito de internação às gestantes de alto risco em hospitais da rede privada sempre que for constatada a inexistência de vagas na rede pública ou quando o hospital público mais próximo estiver em distância igual ou superior a 100km da residência da gestante.

“A gestação é um fenômeno fisiológico e, por isso mesmo, sua evolução se dá na maior parte dos casos sem intercorrências. Apesar desse fato, há pequena parcela de gestantes que por terem características, ou por sofrerem algum agravo, apresenta maiores probabilidade de evolução desfavorável, tanto para o feto como para a mãe”, justifica o deputado.

O parlamentar embasa ainda o seu projeto no fato de uma gravidez de alto risco oferecer possibilidade de doença ou morte, antes ou após o parto, maior que o habitual, tanto para a mãe quanto para o concepto.

“Para identificar uma gravidez de alto risco, o médico avalia a gestante para determinar se ela apresenta condições ou características que a tornam, ou o seu feto, mais propensa a adoecer ou a morrer durante a gestação. Os fatores de risco podem ser classificados de acordo com o grau de risco, sendo que a identificação de uma gravidez de alto risco assegura que a gestante que mais precisa de cuidados médicos realmente os receba em tempo”, afirma Albert Dickson.

Acesso Rápido