Deputados querem diagnóstico da saúde pública do Estado

06/05/2015

Os deputados Kelps Lima (SDD) e Galeno Torquato (PSD) se pronunciaram na manhã desta quarta-feira (6) em plenário sobre a situação dos hospitais regionais do Rio Grande do Norte. Ambos cobraram uma atitude por parte do Governo do Estado e convidaram o secretário estadual de Saúde Pública, José Ricardo La Greca, a apresentar um diagnóstico da atual situação da saúde do RN e medidas adotadas pelo Executivo.

Kelsp Lima destacou a situação que ele classifica como “caótica” do hospital regional de Caicó. “Foi relatado que não há os insumos básicos para se trabalhar no hospital. Os pacientes encaminhados só serão medicados se levarem medicação própria. Ontem, 50 pessoas foram atendidas no setor de emergência do hospital de Caicó e nenhuma foi medicada por falta de medicamento. É necessária uma reformulação na forma de gerir o estado”, alertou Kelps. O deputado chegou a sugerir a elaboração de um plano de emergência.

O deputado Galeno Torquato (PSD) também se pronunciou sobre o tema e considerou a possibilidade de um plano com resultados a curto prazo. “O RN possui 24 hospitais regionais. Um estado pequeno como o RN não pode ter tantos hospitais com mau funcionamento. Essa Casa precisa convocar o Estado para fazer uma explanação da real situação dos hospitais regionais. A crise começou em Currais Novos, agora está em Caicó e em Canguaratema existe um problema que contou com parceria com município. É preciso um diagnóstico da situação ou vai ficar essa peleja”, definiu Galeno.

Em parte o deputado Carlos Augusto Maia (PTB) falou que o atual secretário de saúde está elaborando projeto que trata da regionalização da saúde. “É o que temos de mais moderno e o que o SUS pretende para a saúde. Temos que dar credibilidade ao secretário. A gestão dele está apenas iniciando”, afirmou.

Nélter Queiroz (PMDB) também contribuiu para o debate alertando o governo do estado para a necessidade de providências urgentes. “Temos que ajudar o governo do estado a melhorar a situação dos hospitais regionais. Tem que ter urgentemente uma solução”, disse. A deputada Márcia Maia (PSB) aparteou o pronunciamento do deputado Galeno Torquato e chamou a atenção para a epidemia de dengue que assola o estado.

Reunião
O líder do governo da Assembleia, deputado Fernando Mineiro (PT), afirmou que o secretário estadual de Saúde Pública, José Ricardo La Greca, está disposto a participar de reunião sobre o tema diante da Comissão de Saúde, na próxima quarta-feira (13), a partir das 9h30.

E justificou a situação de crise nos hospitais regionais. “O governo herdou uma dívida razoável. O problema do desabastecimento é que os fornecedores querem receber o atrasado e querem, como é de direito deles, receber os pagamentos atuais. Defendi que fosse pago o atual juntamente com o parcelamento dos atrasados. A falta de insumos é provocada por isso. Porque existe um descrédito da instituição em honrar suas negociações”, completou.