Selo Unale
Albert Dickson apresenta projeto para prevenção e combate ao glaucoma

15/05/2015

O deputado Albert Dickson (PROS) apresentou Projeto de Lei para implantação de campanha permanente de esclarecimento, prevenção e combate ao glaucoma no Rio Grande do Norte. De acordo com a proposição, os estabelecimentos estaduais de saúde deverão promover anualmente, nos dias 25 de maio, atividades voltadas ao controle da doença por meio da ampla divulgação, campanhas educativas e realização de exames.

“O glaucoma é uma doença degenerativa do nervo óptico, geralmente associada à elevação da pressão ocular, considerada como a principal causa de perda de visão no mundo. O Projeto tem como meta a conscientização e divulgação de informações para que ela possa ser detectada precocemente e controlada”, justifica o parlamentar.

Segundo o deputado, a prevalência da doença como causa de perda de visão está diretamente associada à falta de conscientização por parte da população e pela enorme carência de dados epidemiológicos sobre glaucoma no Brasil, tanto no banco de dados do Ministério da Saúde, como na literatura científica.

Para o desenvolvimento da campanha, o Poder Executivo incentivará e apoiará a participação das unidades estaduais ligadas à saúde, bem como os diversos organismos relacionados, como conselhos estaduais, universidades, organizações não governamentais (ONGs) ou organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP), além da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e da Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma Seus Amigos e Familiares (ABRAG).

Acesso Rápido