Selo Unale
Deputados solicitam instalação de poços para o Estado

12/06/2015

A escassez de água para abastecimento humano ocasionada pelo longo período de estiagem no Rio Grande do Norte tem sido uma preocupação constante dos parlamentares potiguares. Motivados pela crise hídrica, os deputados estaduais protocolaram uma série de requerimentos na Assembleia solicitando a instalação de poços nos municípios do RN.

O deputado Galeno Torquato (PSD) requereu poços tubulares para o assentamento de Ursalina, na zona rural de Caraúbas, que abriga 40 famílias abastecidas por meio de cisternas comprometidas pela seca. “Os poços servirão para atender às necessidades da comunidade, possibilitando assim a implantação de pequenos projetos que os auxiliem na geração de renda”, disse Galeno.

Preocupado com a situação nos sítios do município de Antônio Martins, o deputado Gustavo Carvalho (PROS) solicitou a perfuração e instalação de poços artesanais nas comunidades de Uru, Raposa, Lagoa, Vaca Morta, Boa Água e Carnaubinha. De acordo com o parlamentar, os sítios vivenciam diariamente a falta de água. “Peço para que as autoridades competentes assegurem água potável de qualidade a estas comunidades, garantindo assim o direito fundamental à vida”, justificou.

A falta de água para consumo humano e animal ensejou também o requerimento protocolado pelo deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB), que solicitou, em regime de urgência, a instalação de dois poços artesianos na comunidade de Riacho Salgado, em São Paulo do Potengi. “O município encontra-se em situação de colapso de abastecimento de água, com sérios transtornos para a população, sobretudo da zona rural”, afirmou o parlamentar.

O deputado José Dias (PSD) solicitou a perfuração de cinco poços tubulares nas comunidades de Madeiras, Bom Lugar, Alagamar, Campos Belos e Ramada, em Paraú. “Estes equipamentos certamente irão contribuir para reduzir a carência de água com repercussão positiva para os habitantes locais, que poderão inclusive realizar pequenas irrigações”, comentou José Dias.

Acesso Rápido