Alunos eleitos para Parlamento Jovem passam por capacitação

31/07/2015

Os alunos eleitos para a 5ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa, projeto da deputada Márcia Maia (PSB), participaram de um ciclo de estudos e capacitação para se tornarem aptos ao desafio que terão pela frente. Os encontros tiveram como meta proporcionar aos jovens parlamentares conhecimentos a cerca do funcionamento do Poder Legislativo Estadual, processo legislativo, além das atividades de assessoramento, plenário, comissões e setores administrativos e noções de ética e cidadania.

O curso, coordenado pelo setor de Cerimonial e Relações, contou com o apoio pedagógico do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP). O Procurador Legislativo da Casa, Israel Ferreira Nunes, ministrou aula sobre o Processo Legislativo e os procedimentos regimentais para a eleição do Presidente, da Mesa e das Comissões.

Para a eleição da nova bancada, o processo eleitoral foi desenvolvido em 12 escolas estaduais e particulares, reunindo centenas de estudantes do ensino médio. Os 24 parlamentares foram eleitos no último mês, em pleito que contou com o assessoramento da Secretaria Estadual de Educação e do Tribunal Regional Eleitoral.

Os deputados eleitos no interior do estado são alunos das escolas estaduais José Alves Aciole, em Senador Georgino Avelino; Jacumauma, em Arês; Tabelião Júlio Maria, em Touros e Stossel de Brito, em Barra de Maxaranguape. Em Natal, os escolhidos pelo voto estudantil são das escolas Professora Judith Bezerra de Melo, Jerônimo Gueiros, Professora Lourdes Guilherme, Desembargador Floriano Cavalcanti, Walter Duarte Pereira, Zila Mamede, Instituto Sagrada Família e Centro Educacional Maristela.

“A quinta edição do projeto mostra que o Parlamento Jovem continua fortalecido. Mais de 100 jovens já foram beneficiados com o projeto e dezenas de municípios foram contemplados. É uma iniciativa de grande impacto e de poder transformador aos jovens", destaca Márcia Maia.

A posse dos novos parlamentares e a eleição da Mesa Diretora estão previstas para o dia 18 de agosto, em sessão solene na Assembleia Legislativa.

Conheça a nova bancada jovem eleita:

Joeverson Vasconcelos e Damião Soares - E.E Tabelião Júlio Maria (Touros);
João Carlos e Michelly Marilane  - E.E Stoessel de Brito (Maxaranguape);
Cintia Sales e Fátima Melo - E.E José Alves Aciole (Sen.Georgino Avelino);
Júnior Lucas e Arthur Galvão - E.E Jacumaúma (Arêz);
Pedro Vitor e Rayssa Alves - E.E Jerônimo Gueiros (Natal);
Paulo Henrique e Jefferson Costa - E.E Judith Bezerra de Melo (Natal);
João Ramalho e Philipe Santos - E.E.Floriano Cavalcante (Natal);
Erica Andrade e Yuri Gustavo - E.E Walter Duarte Pereira (Natal);
Pedro Gabriel e Auxiliadora Ribeiro - E.E Lourdes Guilherme (Natal);
Wanessa de Paula e José Mário - E.E Zila Mamede (Natal);
Débora Amanda e Arthur Morais - Instituto Sagrada Família (Natal);
Maurício Cavalcante e Luana Nathalia - Centro Educacional Maristela (Natal).

Projeto

O Parlamento Jovem é um projeto educacional empreendido pela equipe técnica Legislativa e chega a sua 5ª edição. A iniciativa surgiu como uma oportunidade de promover junto à classe estudantil a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes potiguares.