Assembleia aprova proposta que institui Dia Estadual do Atleta Paraolímpico

09/12/2015

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que institui o Dia Estadual do Atleta com Paraolímpico com a finalidade de incentivar e apoiar a prática esportiva entre as pessoas com deficiência, divulgar o paradesporto à sociedade e difundir o potencial da pessoa com deficiência por meio do esporte, visando à inclusão social.  A data proposta, 22 de setembro, coincide com a criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), que foi no dia 22 de setembro de 1989, e também com a data em que se comemora o Dia Nacional do Atleta Paralímpico.

“Esta proposição tem por objetivo contribuir para a conscientização popular do paradesporto, da atividade física adaptada e o reconhecimento desses brilhantes atletas, auxiliando na divulgação dessa atividade em busca da ampliação da prática de esportes, em todas as suas modalidades, pelas pessoas com deficiência”, destacou o autor da proposta, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB).

Outros projetos de lei, reconhecendo oito instituições como de utilidade pública, também foram aprovados. As instituições contempladas foram:

- Associação dos Assentados do Projeto de Assentamento Maria das Graças, com sede no município de João Câmara (Iniciativa: deputado José Adécio - DEM).
- Fundação Dulce Freire, com sede no município de Natal (Iniciativa: deputado Ezequiel Ferreira - PMDB).
- Associação de Amparo e Assistência ao Necessitado e Dependente Químico – Ação Integrar, com sede no município de Florânia (Iniciativa: deputado Vivaldo Costa - PROS).
- Agência para o Desenvolvimento de Natal, com sede no município de Natal (Iniciativa: deputado Kelps Lima - SDD).
- Associação dos Moto-taxistas de Assu – AMA, com sede no município de Assu (Iniciativa: deputado George Soares - PR).
- Centro de Desenvolvimento Comunitário Social da Saúde, da Cultura e Economia de Angicos: Joana Maria de Jesus, com sede no município de Angicos (Iniciativa: deputado José Dias - PSD).
- Associação dos Agentes de Saúde de Cerro Corá (Iniciativa: Deputada Márcia Maia - PSB).
- Organização Potiguar para o Desenvolvimento Sustentável – OPDS, com sede no município de Natal (Iniciativa: deputado Albert Dickson - PROS).