18/12/2015
Os presidentes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) e da Ordem dos Advogados do Brasil, Sérgio Freire, assinaram na manhã desta sexta-feira (18) convênio para a realização do marco comemorativo ao Centenário de Djalma Maranhão, intitulado Projeto Djalma 100.
O convênio, elaborado pela Comissão da Verdade, em parceria com a Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia, presidida pelo Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT), se fundamenta em processos consolidados de memória histórica, sendo dividido em três partes: projeto de digitalização de fotos, documentos, cartas e cartazes que contam a história de Djalma; lançamento da Fotobiografia do Centenário; e lançamento de um livro de autoria do ex-presidente e membro vitalício da OAB/RN, Roberto Furtado, debatendo e analisando a gestão de Djalma Maranhão.
Djalma Maranhão nasceu em 27 de novembro de 1915 na capital do Rio Grande do Norte. Foi professor, empresário e prefeito de Natal de 1956 a 1959 e 1961 a 3 de abril de 1964. Faleceu no exílio, em Montevidéu, em 30 de julho de 1971.