Jacó Jácome cobra ações para geração de emprego em Natal

12/05/2016

O deputado estadual Jacó Jácome (PSD) cobrou, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (12), ações voltadas para a geração de emprego em Natal. O parlamentar falou ainda sobre a decisão do Senado que afastou Dilma Roussef (PT) da presidência.

“A crise não fica apenas em Brasília e atinge frontalmente a todos nós. Dados de 2015, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apontam que o Rio Grande do Norte tem uma taxa de desemprego de 13% e a maior parte está concentrada na região metropolitana do Estado. Este é o momento de questionar qual é o papel das prefeituras em relação à empregabilidade. Não há”, disse Jacó Jácome.

O deputado destacou que a cada ano, 10 mil pessoas entram para o grupo de desempregados em Natal e questionou o papel assistencial do município e que a prefeitura deve favorecer e dar condições reais para que os jovens tenham o primeiro emprego. “Não há um programa de geração de empregos em Natal. O único link que trata de emprego é mostrando o que o Sistema Nacional de Emprego (Sine) oferece e isso é quase nada. O concurso que a prefeitura ofereceu não soluciona o problema porque traz uma demanda reprimida de três anos de gestão e de contratação temporária”.

Em aparte, os deputados estaduais Vivaldo Costa (PROS) e Carlos Augusto Maia (PSD) elogiaram a abordagem de Jacó Jácome. Carlos Augusto destacou os problemas referentes ao desemprego em Parnamirim. “Parnamirim também sofre com a retração da economia. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), é uma das cidades que mais desempregou”, disse Carlos Augusto.

O deputado falou ainda sobre a desativação do Aeroporto Augusto Severo, que representou uma perda para Parnamirim e aproveitou a ocasião para cobrar do Governo o andamento do projeto que trata do Hub Terrestre. “O Hub seria uma alternativa para o RN. Dessa forma o Estado poderia se tornar um polo nordestino no segmento logístico”.

Gustavo Carvalho (PSDB) também aparteou o deputado e fez um balanço das ações realizadas em Natal. Segundo ele, o serviço que funciona bem é o da indústria de multas. “Se os agentes não chegarem ao final do dia com o talão preenchido, as diárias podem atrasar”, criticou.

Impeachment

O deputado Jacó Jácome também comentou o afastamento da presidente Dilma e falou sobre os impactos nos indicadores econômicos e sociais do país. “O país se sente vítima de um verdadeiro estelionato eleitoral. O brasileiro acordou se perguntando o que significa o governo Temer e o que será daqui em diante. É preciso apoio integral às investigações da Lava Jato e autonomia à Polícia Federal, para que se continuem as delações e inquéritos”.