Estudantes de escolas públicas participam na AL do Conexão Enem

01/08/2016

Os estudantes que sonham com uma vaga em uma universidade podem contar com o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A TV Assembleia apresenta semanalmente o programa Conexão Enem, com aulas preparatórias para o Exame. A novidade é que agora as aulas são presenciais. Neste domingo (31) pela manhã aconteceu o primeiro aulão aberto ao público e transmitido pela TV direto do auditório da Casa.

Vitória Rodrigues soube da novidade na própria escola onde estuda. A aluna da rede pública sonha em cursar medicina e aproveitou para tirar as dúvidas em física, química e biologia, as disciplinas oferecidas neste domingo. “Eu estudo pela manhã e faço um curso à tarde, estou me dedicando bastante porque sei da dificuldade de ingressar neste curso. Quando eu soube que a Assembleia iria oferecer uma aula gratuita, não pensei duas vezes”, disse.

O mesmo aconteceu com Deborah Nathalia, aluna da Escola Estadual Padre Miguelinho. "Gostei demais da aula, pude tirar minhas dúvidas e os professores são excelentes”, disse ela, se referindo a Carlos André, de física, Iara Concentino, professora de química e André Viana, de biologia. O professor João Maria, que apresenta o Conexão Enem todas as quintas, das 19h30 às 20h30, também está a frente dos aulões presenciais, que acontecem nos últimos domingos de julho, agosto, setembro e outubro, das 8h às 12h, na sede do Poder Legislativo.

“Hoje as aulas abordaram as disciplinas das ciências da natureza. Em agosto, as aulas serão das disciplinas de ciências humanas. Em setembro, de matemática e em outubro de redação. O mais interessante é que os aulões são democráticos. Além dos alunos que podem participar aqui no auditório, nós recebemos através do Whatsapp perguntas de estudantes da rede privada, do ensino público e do interior do Estado, mostrando que o trabalho da Assembleia está chegando para todos”, afirma João Maria.

Educação
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem levantado a bandeira da educação. Prova disso são os investimentos na Escola da Assembleia, que oferece cursos gratuitos para a população e capacitação para os servidores públicos, com cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Para o presidente da Casa, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), esse é o caminho para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “A educação é, sem dúvida, a solução para uma sociedade mais justa. Por isso, defendemos que também é papel do Poder Legislativo contribuir neste sentido”, afirmou.