Turma de música da Escola da Assembleia se apresenta para crianças da ADOTE/RN

19/10/2016

Música, poesia, inclusão social e muita emoção. A apresentação da primeira turma de música oferecida pela Escola da Assembleia – durante a 4ª edição do projeto Convite à Cultura, hoje (19/10) pela manhã –, para uma plateia composta por 25 crianças da escola de metodologia inclusiva gerida pela Associação de Orientação aos Deficientes - ADOTE/RN, convidados e servidores da instituição, emocionou e contagiou a todos.

Para comemorar o mês da criança, a Escola da Assembleia aproveitou o encerramento dos trabalhos ministrados pelo músico Carlos Zens, instrutor da turma de música inicial ofertada pela instituição, para realizar mais um encontro mensal dentro do calendário do Convite à Cultura e oferecer arte, em forma de música, para as crianças atendidas pela ADOTE/RN.

“Estamos muito felizes em receber vocês (dirigindo-se às crianças e representantes da ADOTE), e ainda mais satisfeitos em estar proporcionando essa apresentação inicial de nossa primeira turma de música, para uma plateia tão especial. Essas ações mostram o trabalho inclusivo que estamos realizando, proporcionando a abertura de nossas portas à comunidade potiguar, oferecendo assim, cultura a todos”, enfatizou o diretor acadêmico da EA, José Pegado.

A coordenadora pedagógica da ADOTE, Katiene Miranda, fez questão de agradecer a nova acolhida proporcionada pela Escola da Assembleia às crianças atendidas pela associação. “A nossa primeira vinda em agosto já tinha sido maravilhosa, essa de hoje, tenham todos, absoluta certeza, de que se tornará inesquecível para essas crianças que tanto precisam de carinho e atenção. A minha gratidão à Escola da Assembleia pela admirável ação de inclusão social que vem prestando à sociedade através de tão maravilhoso projeto. Como sempre gosto de dizer: arte é vida. A Escola da Assembleia está transformando vidas”, enalteceu a educadora.

O músico Carlos Zens e os alunos da turma inicial de música da EA interpretaram clássicos dos cancioneiros potiguar e brasileiro. “Prece ao Vento”, do potiguar Fernando Cascudo, “Felicidade”, de Lupicínio Rodrigues, e “Ô Abre Alas”, da grande Chiquinha Gonzaga, contagiaram a plateia, que interagiu cantando, e ao término de cada apresentação, aplaudiu calorosamente os números musicais exibidos.

Para tornar ainda mais emocionante a quarta edição do Convite à Cultura, os garotos Juliano Oliveira, 11 anos, e Túlio Lopes, 10 anos, atendidos pela ADOTE/RN, pediram a palavra, ao final, para agradecer a Escola da Assembleia, pela manhã proporcionada a eles e aos demais colegas. “Quero agradecer a Escola, pela manhã que tivemos e por estar aqui, todos juntos, crianças, adultos e senhores de idade. Me senti igual a todos que estão aqui. Somos todos iguais não importa a idade. Se a gente continuar pensando como jovens, seremos sempre jovens”, falou o garoto Juliano, que emocionou a todos e foi bastante aplaudido.

Ao término do evento, os servidores da Escola da Assembleia ofereceram às crianças, lancheiras recheadas de guloseimas, para alegrar e adoçar ainda mais o mês em homenagem a elas.