Evento discute papel das escolas legislativas no Brasil

14/11/2016

Começa nesta quarta-feira (16) a 28ª edição do Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). O evento acontece até a sexta-feira (18) e reunirá diretores de escolas legislativas de diversos estados brasileiros, pesquisadores e representantes de institutos e associações voltadas para a administração pública. A abertura acontece às 19h no Plenário da Assembleia Legislativa.

O encontro tem o propósito de difundir informações sobre os programas de ensino desenvolvidos pelas Escolas do Legislativo e estimular e fortalecer os programas de educação para cidadania com o intuito de aproximar o Poder Legislativo da população.

Natal foi escolhida sede do encontro, principalmente pelos avanços da Escola da Assembleia Legislativa do RN. Hoje, a instituição exerce um papel importante para a educação de servidores públicos e sociedade, através de cursos técnicos, graduação, pós graduação e é o primeiro no país a oferecer mestrado.

Confira a programação completa

Dia 17 - Quinta-Feira

9h. Abertura – Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL. Diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. Diretora da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte. Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal do Natal. Apresentação dos Associados.

9h30. Palestra: “Análise de Impacto Legislativo”.
Palestrante: Fernando Boarato Meneguim – Consultor Legislativo do Senado Federal.

10h45. Palestra: “A importância do Planejamento para as Escolas de Governo”.
Palestrante: Professor Doutor Thiago Dias – Coordenador do Mestrado em Gestão Pública da UFRN e Vice-Presidente da SBAP – Sociedade Brasileira de Administração Pública.
Debatedor: Luís Antônio Costa da Silva – Diretor de Relações Institucionais da ABEL.

11h45. Apresentação: “Exemplo do Planejamento na Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte”.
Apresentador: Professor Carlos Russo – Diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.
Debatedor: Professor Doutor Thiago Dias – Coordenador do Mestrado em Gestão Pública da UFRN e Vice-Presidente da SBAP – Sociedade Brasileira de Administração Pública.

12h15. Almoço.

14h. Apresentação do “Projeto de Música da Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte” – participação dos alunos deste semestre e do Coral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

14h30. Palestra: “Evolução do EAD nas Escolas do Legislativo e de Contas”.
Palestrante: Professor Guilherme Ribeiro – Escola do Legislativo de Minas Gerais.
Debatedora: Cássia Almeida – Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itajubá.

15h30. Palestra: “Sistemas de Gestão Escolar – Rotinas e Qualidade”.
Palestrante: Professor Doutor Hirobonu Sano – Diretor Administrativo-Financeiro da Sociedade Brasileira de Administração Pública.
Debatedora: Professora Cláudia Oliveira – Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes – RJ.

16h30. Café.

17h. Palestra: “Os desafios e perspectivas das Escolas do Legislativo num cenário de mudanças políticas”.
Palestrante: Doutor Antônio Helder Medeiros Rebouças – Diretor-Executivo do Instituto Legislativo Brasileiro/Interlegis do Senado Federal.
Debatedor: Roberto Lamari – Diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itapevi – SP.

Dia 18 - Sexta-Feira

9h. Apresentação do “Projeto de Teatro na Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte” – peça regional.

9h15. Palestra: “Comunicação para a Cidadania”.
Palestrante: Jornalista Virginia Malheiros Galvez – Diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal.
Debatedor: Jornalista Edson Gil Santos Júnior – Diretor-Executivo da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Palmeira – PR.

10h. Apresentação das Escolas do Legislativo e de Contas.
* Cada Escola terá 15 minutos entre exposição e perguntas dos participantes.