Ezequiel Ferreira encerra encontro da ABEL e anuncia 2º mestrado e 1º doutorado

18/11/2016

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), anunciou a implantação do segundo curso de mestrado da Escola da Assembleia em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de doutorado com a Universidade de Lisboa, em Portugal. O anúncio foi feito durante o encerramento do 28º Encontro Nacional de Escolas Legislativas e de Contas, que reuniu representantes de 20 estados brasileiros nos dias 16, 17 e 18 de novembro.

"O 28º Encontro Nacional de Escolas Legislativas e de Contas que hoje se encerra aqui, reflete um grande desafio enfrentado pelo Poder Legislativo brasileiro: ser capaz de transformar a Assembleia em um órgão mais eficiente como exemplo na área pública. Em nosso primeiro mandato, já foram realizados mais de 30 convênios para parceria no desenvolvimento do ensino Legislativo no Estado do Rio Grande do Norte, contando com o apoio da FECAM para esse desenvolvimento de ações de qualificação e aprendizagem. Como se não bastasse, nós somos a primeira gestão a implantar um mestrado em uma Escola Legislativa do país. E já caminhamos para implantar o segundo mestrado em parceria com a UFRN, e o nosso primeiro Doutorado, em parceria com a Universidade de Lisboa", destacou o Ezequiel Ferreira.

O evento reuniu, em dois dias, diretores de Escolas Legislativas de diversos estados brasileiros, pesquisadores e representantes de institutos e associações voltadas para a administração pública com o propósito de difundir informações sobre os programas de ensino desenvolvidos pelas Escolas do Legislativo e estimular e fortalecer os programas de educação para cidadania com o intuito de aproximar o Poder Legislativo da população.

“Este intercâmbio de experiências proporcionou aos participantes ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados”, afirmou Ezequiel Ferreira, em seu discurso de encerramento o presidente da Assembleia Legislativa.

Homenagem e premiações

Logo após a fala do presidente da Assembleia, o diretor executivo da Escola de Contas do Estado do Amazonas, Josetito Lindoso, elogiou a organização do evento por parte da Assembleia Legislativa e pelos avanços que foram apresentados pela Escola da Assembleia do RN que entusiasmou todos os presentes para que sigam o mesmo modelo em seus estados. Joselito Lindoso, acompanhado de representantes de outros estados fez questão de pontuar a elevada qualidade da Escola da Assembleia, pedido a palavra durante a solenidade. Ele, inclusive, entregou um livro que registra a história do Tribunal de Contas do Amazonas. “Faço essa entrega simbólica em reconhecimento ao seu trabalho”, disse. O diretor executivo esteve presente nos dois dias de evento.

As instituições que participaram do encontro foram convidadas a apresentar projetos que desenvolvem, três delas foram premiadas. A Câmara Municipal de Manaus foi agraciada com o Prêmio de Educação Presencial; a Escola Gestão Pública do Tribunal de Contas do Paraná com o Prêmio Educação a Distância e a Escola da Assembleia do RN recebeu o Prêmio de Melhor Portal.

A prioridade para a educação tem sido uma das principais marcas do deputado Ezequiel Ferreira como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A Escola da Assembleia cresce e se fortalece a cada dia. Ao longo deste ano foram ofertados 259 atividades acadêmicas, que incluem cursos, palestras, oficinas, pós-graduações e mestrado. São cursos de excelência, certificados e inteiramente gratuitos. O público alvo foi o servidor da Assembleia. Natal já foi sede do encontro da ABEL em duas oportunidades: em 2008, quando do 12º encontro e em 2012, na 19º edição.