Uma História da Assembleia Legislativa do RN

30/11/2016

Nesta data, há 45 anos, o historiador Luís da Câmara Cascudo entregava os originais do livro “Uma História da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.”

O próprio Cascudo narra como preencheu lacunas – “recorrendo aos jornais da época, especialmente ao `Rio Grande do Norte`, 1890/96, e à coleção preciosa d´A República, às mensagens dos governadores, etc”.

Todo o trabalho começou com os impressos com a relação de Deputados Provinciais e uma “Sinopse dos trabalhos da Assembleia Constituinte e da Assembleia Legislativa”, de Octacilio Cavalcanti, então Diretor da Secretaria da Assembleia, abrangendo o período de 28 de outubro de 1935 a 31 de março de 1936”.

Cascudo também foi buscar documentação nos arquivos e nos velhos jornais que foi recifenses, em duas viagens à capital pernambucana.

“A simples vida já é demasiadamente interessante, afirmava G. K Chesterton, quanto mais uma viagem na quarta dimensão numa Assembleia humana...”, anotou Cascudo.

Texto: Aluísio Lacerda

Fotos: Acervo do MLP