Jacó sugere alternativas para amenizar crise de água na Zona Norte

09/02/2017

O rodízio no abastecimento de água para alguns bairros da Zona Norte de Natal volta a ser assunto de pronunciamento do deputado Jacó Jácome (PSD), nesta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa. Ele sugeriu alternativas para amenizar o problema de rebaixamento no volume de água da lagoa de Extremoz, que abastece 70% da Zona Norte e está com 40% da sua capacidade.

“Em caráter preventivo, a Caern começou a adotar o rodízio no abastecimento para alguns bairros da Zona Norte de Natal e eu dei entrada em vários requerimentos sugerindo à Caern algumas soluções para a situação, entre elas a limpeza do canal e construção de uma dragagem que permita o desassoreamento da lagoa”, disse Jacó.

O deputado sugeriu ainda alterar o sistema de sangradouro que abastece a lagoa de Extremoz, além da eliminação das barragens ilegais que retiram água clandestinamente para abastecer irrigação. “Reconheço a importância da irrigação, mas diante da crise hídrica, o consumo humano deve ser prioridade”.

Jacó Jácome destacou que existe um decreto que dá à Caern o poder de polícia para chamar os órgãos competentes e prender quem faz captação ilegal de água.

De acordo com o parlamentar, o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano, está em Brasília tratando da situação e da possibilidade de perfuração de novos poços tubulares, que hoje já são responsáveis por 30% do abastecimento da Zona Norte.

Em aparte, o deputado José Dias (PSD) reforçou a importância da agriculta irrigada e a necessidade de priorizar o consumo humano, diante da crise hídrica.