Jacó Jácome destaca programa de distribuição de sementes no Estado

07/03/2017

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (7), o deputado Jacó Jácome (PSD) destacou que em alguns municípios as chuvas vem trazendo grande esperança ao homem do campo. O deputado mencionou também a distribuição de sementes, pelo Governo, e a motivação de agricultores da cidade de Caraúbas, onde esteve recentemente.

“Para a alegria dos agricultores e da população do Rio Grande do Norte, iniciamos o período de chuvas. Oportunidade que deve ser bem aproveitada pelas famílias que tiram seu sustento da subsistência e da pecuária. Colaborando com esses trabalhadores, temos o programa Banco de Sementes, iniciado em 2005, que prevê o fornecimento do estoque inicial de sementes selecionadas para o plantio de milho e feijão e de sorgo para a forragem dos rebanhos”, afirmou Jacó Jácome.

O parlamentar recentemente esteve em Caraúbas, participando da festa de emancipação política do município e registrou a alegria dos agricultores com as chuvas, que vem provocando a sangria de açudes e de pequenas barragens. “Agora, com o anúncio da distribuição de sementes, os agricultores estão ainda mais animados. O Governo irá realizar a distribuição para todos os municípios do Rio Grande do Norte”, ressaltou o deputado.

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) iniciou no mês passado a distribuição de 645,6 toneladas de sementes de milho, feijão, arroz e sorgo dentro do programa Bancos de Sementes. A entrega começou pelas regionais de Pau dos Ferros e Umarizal e, após o Carnaval, está sendo retomada para o restante – Mossoró, Assú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e São José de Mipibu.

De acordo com informações do Governo, este ano estão sendo investidos R$ 6,35 milhões na aquisição de 645,6 toneladas de sementes. Serão beneficiados 48 mil agricultores de 158 municípios. O investimento se manteve equiparado ao realizado no ano passado.