Dentista, Ricardo Fonseca, se destaca no curso de pós em Gestão Pública

02/06/2017

Ricardo Fonseca, é dentista, economista, com especialização em Periodontia e Implantodontia, Mestrado em Prótese Dentária. Atualmente, coordena o Setor Médico da Assembleia Legislativa do RN e está cursando pós-graduação em Gestão Pública, na Escola.

Assíduo às aulas, participativo, o coordenador é um dos servidores da Casa que se destaca pela atuação e dinamismo profissional.

1) Dentista conceituado, você resolveu cursar especialização, em Gestão Pública. Por que essa escolha numa área distinta da sua?

Exatamente. Tenho 21 anos de formado e atuo também na minha clínica de odontologia, onde tenho uma boa clientela, mas o presidente atual da Assembleia Legislativa, dep. Ezequiel Ferreira, me convidou em 2015, para gerenciar o setor de odontologia da Assembleia. Eu aceitei, passei um ano nesse cargo e percebi que era preciso mais do que o conhecimento cientifico e/ ou conhecimento técnico de materiais e de equipamentos. Após um ano, o presidente me convidou para assumir a Coordenadoria do Setor de Saúde e Assistência Social. Na minha concepção, qualquer que seja o gerente, o chefe, o coordenador de algum setor e até mesmo secretários municipais e estaduais, tem que ter um conhecimento aprofundado daquela área, um conhecimento, uma preparação especifica no conceito de gestão pública.

2) Pensa em unir a graduação e a pós para atuar profissionalmente? De que forma?

Sim, eu penso em unir a graduação com a especialização em Gestão Pública, já que eu sou formado em economia e odontologia, também tenho uma passagem em educação física, onde cursei por três anos e fui professor do Colégio Maristela, então quero intensificar meu aprendizado, poder utilizar na administração, na organização, no crescimento do setor de saúde da Assembleia, como também levar esses conhecimentos e experiências para minha clínica privada, para saber melhor organizar as coisas, a produtividade, o atendimento e claro, para minha estrutura familiar sob todos os aspectos.

Apesar de, hoje eu estar exercendo um cargo comissionado, sinto que preciso estar preparado para ter o melhor desempenho, melhor administrar o meu setor, melhor gerir, por isso senti a necessidade de fazer esse curso para que possa ter uma administração mais abrangente, mais moderna de uma melhor qualidade. Esses são um dos principais motivos de cursar a Escola da Assembleia, me especializar, me aprimorar e administrar e quem sabe lá poder dar passos maiores nessa área que hora abraço.

3) Qual o motivo de cursar na Escola da Assembleia?

Eu conheci melhor o trabalho que vem sendo feito na Escola da Assembleia, após ingressar como funcionário comissionado da Casa. Eu já tinha feito algumas oficinas, alguns cursos e estava bem claro nas ações da diretoria da Escola, a expansão, o aumento de número de cursos e dava para sentir uma organização crescente, abrangendo cada vez mais um número maior de alunos e ao perguntar aos conhecidos, amigos, funcionários todos falavam bem dos cursos da Escola, daí contou também, por ser funcionário, a facilidade de poder se aprimorar gratuitamente, em uma especialização gratuita, aliada a uma infraestrutura muito bem instalada e organizada. Para mim, é um privilégio de fazer parte da Escola que está sendo um dos pilares da nova gestão no que diz respeito a planejamento estratégico, a projetos de extensão em outros países, com convênios e parcerias de faculdades em países da Europa.

4) O que você está achando do curso e do nível dos professores?

Eu estou adorando o curso, todas as vagas foram preenchidas, inclusive, vários alunos ficaram na suplência. Os discentes têm uma participação maciça com vários debates, bastante envolvidos e interessados com os assuntos, pois as aulas estão sendo bem dinâmicas. Quanto ao nível dos professores, foi um ponto que me surpreendeu. O corpo docente com doutorado e mestrado, titulações e muitas experiências.

5) Recomendaria os cursos da Escola da Assembleia?

Não só recomendo, como eu mesmo estou propagando outros cursos e oficinas para amigos, funcionários da AL e pacientes no meu consultório, além de recomendar eu também concordo com a abrangência da Escola para outros municípios, Câmaras de Vereadores e quando há um excedente de vagas, abrir para a população para que cada vez mais a Assembleia possa estar presente nas comunidades oferecendo um ensino de qualidade. Foi uma grata surpresa e recomendo a qualquer um ingressar nem que seja um curso rápido ou uma especialização.