20/06/2017
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira, protocolou na manhã desta terça-feira (20), moção de pesar pelo falecimento da ex-governadora Wilma de Faria. A moção foi lida em plenário.
MOÇÃO DE PESAR:
Requeiro, na forma Regimental, após ouvido o Colegiado de Líderes, que seja registrado nos anais dessa casa, MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE WILMA MARIA DE FARIA, EX-GOVERNADORA, EX-PREFEITA, ONDE ATUALMENTE EXERCIA MANDATO NA CÂMARA MUNICIPAL DO NATAL.
Requeiro, outrossim, que esta MOÇÃO seja encaminhada à sua filha MÁRCIA FARIA MAIA MENDES, na Rua São José, 3285, Edifício Palladium, Apt. 101 - Candelária, Natal - RN, CEP 59064-150.
JUSTIFICATIVA
É com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento, na noite desta Quinta-Feira, 15, feriado de Corpus Christi, da professora Wilma Maria de Faria, 72 anos, tendo falecido devido a falência múltipla de órgãos. Considerada um exponencial da política norte-rio-grandense, a ex-governadora lutava, há dois anos, contra um câncer no sistema digestivo, e estava internada desde o sábado, 3 de junho, na Casa de Saúde São Lucas.
Filha de Morton Mariz de Faria e de Francisca Paraguai Faria, Wilma de Faria nasceu em 17 de fevereiro de 1945, já em família de políticos, uma vez que seu tio-avô paterno, Juvenal Lamartine de Faria foi Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte, e também senador e governador do Estado, bem como seu outro tio-avô, Dinarte Mariz. Deixa quatro filhos, dentre eles a Deputada Márcia Maia, que exerceu o cargo de Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, junto à administração de sua mãe. Também deixa os filhos Lauro Maia, Ana Cristina Maia e Cinthia Maia, e treze netos.
Wilma de Faria nasceu em Mossoró, e cresceu no Seridó do Rio Grande do Norte. Tornou-se professora da UFRN com licenciatura em Letras, especialização em Sociologia e mestrado em Educação. Sua trajetória política foi marcada pelo pioneirismo e ousadia, quando em 1986 foi eleita a primeira Deputada Federal do RN, ocasião em que recebeu nota dez do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), pela sua excelente e majestosa atuação em defesa dos direitos sociais dos trabalhadores.
Em 1988, foi eleita a primeira Prefeita de Natal, sendo reeleita por mais dois mandatos, nos anos de 1996 e 2000. Em 2002, Wilma de Faria marcou mais um capítulo da história política do Estado, quando foi eleita liderando uma frente de pequenos partidos a primeira governadora do RN, com 61,05% dos votos válidos, sendo, mais uma vez, reeleita em 2006.
Como governadora, comandou a construção de diversas estruturantes e de cunho social, como as obras da Ponte Newton Navarro em Natal, as pontes de Jucurutu e de Macau, a Ilha de Sant’Ana em Caicó, a Refinaria Clara Camarão em Guamaré, a construção do Expocenter e a implantação do curso de Medicina em Mossoró, a expansão da UERN para todas as regiões do Estado, e o Programa Desenvolvimento Solidário. Ressaltando, também, a implantação de programas de alta relevância social, como “Casa da Gente”, “Cheque Reforma”, “Cheque Moradia” e “Central do Trabalhador”, os quais beneficiaram inúmeras famílias da população carente do Estado. A ex-governadora orgulhava-se também de ter melhorado os índices socioeconômicos do estado, sobretudo em energia eólica, que alçaram o RN de zero em energia limpa ao 1º lugar nos leilões do país, além de no turismo, principal atividade econômica, ter colocado o RN como destaque do Nordeste.
Foi presidente do PSB por duas décadas, quando em 2016 deixou o referido partido e filiou-se ao PT do B, pelo qual foi eleita Vereadora para o mandato 2017/2020, na Câmara Municipal de Natal, com 4.421 votos.
Aos familiares e amigos, os mais sinceros votos de pesar, que a paz de Cristo conforte-os, agraciando-os com muita força e fé, e que Deus receba a irmã Wilma Maria de Faria para o descanso eterno, abrilhantando-a com a vossa luz. Ela, que deixa diversos ensinamentos e legados de amor, batalha e solidariedade ao próximo.
Sala das Sessões “DEPUTADO CLÓVIS MOTTA”, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte: Palácio “JOSÉ AUGUSTO”, em Natal, 20 de junho de 2017.
EZEQUIEL FERREIRA
DEPUTADO ESTADUAL - PSDB