Márcia Maia destaca a qualidade dos cursos da Escola ao ingressar em Pós

30/06/2017

Deputada estadual em seu quinto mandato, Márcia é formada em Ciências Sociais pela UFRN e filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Ao longo de sua vida pública, ocupou diversos cargos no Executivo Estadual e Municipal, com destaque para o tempo em que ficou à frente da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), entre os anos de 2003 e 2005.

Primeira mulher da história a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Márcia Maia conquistou um novo feito histórico ao ocupar a presidência Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) no ano de 2015. Neste ano de 2017, reassumiu a presidência da comissão em votação feita pelos colegas parlamentares.

Deputada de atuação marcante e de destaque, assumiu em 2016 a coordenação Nordeste da Frente Nacional de Mobilização Pró-Criança e Adolescente (Fenacria), além de ocupar a vice-presidência para assuntos sociais da Secretaria da Juventude da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Fortemente ligada às causas sociais, possui uma imensa folha de serviços prestados às populações natalense e potiguar. O foco da sua atuação se encontra no combate à pobreza, na geração de empregos, na área da habitação e na viabilização de oportunidades para que as pessoas, sobretudo as mais humildes, possam viver a sua cidadania de forma plena.

Dentre as principais proposições apresentadas na Assembleia, são destaque:  Implantação Gradativa da Escola de Tempo Integral no Ensino Fundamental Estadual; Bolsa-Atleta Estadual; Parlamento Jovem; Política Estadual de Combate à Dengue; Programa Estadual de Geração de Trabalho, Emprego e Renda e a Política Estadual de Apoio ao Jovem Empreendedorismo.

Recentemente, a deputada ingressou na pós-graduação em Poder Legislativo e Políticas Públicas, na Escola da Assembleia. Em entrevista, a parlamentar destacou o perfil da atual gestão, que se tornou referência para deputados, vereadores e servidores a frequentarem a instituição pela qualidade dos cursos oferecidos. Márcia é nossa entrevistada dessa semana.

1) Deputada estadual, a senhora resolveu cursar especialização, em Poder Legislativo e Políticas Públicas. Por que?

Apesar de ter sido gestora no Executivo e ter aprendido muito na prática, é importante atualizar nossos conhecimentos sempre. Como parlamentar e fiscal da ação do Poder Executivo, compreender bem a máquina pública é fundamental para exercer o papel fiscalizador do Legislativo. Há sempre o que aprender. Por isso a escolha pela especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas.

2) Pensa em unir a graduação e a pós para atuar profissionalmente? De que forma?

A pós-graduação é um conhecimento que precisa ser aliado aquilo que aprendemos na graduação e que, claro, pode ser incorporado às nossas atividades funcionais. Como sou socióloga por formação, os conhecimentos advindos da graduação me deram uma ampla visão dos processos sociais que consolidam, constroem e transformam a sociedade. E o Poder Legislativo, assim como a execução ou ausência das políticas públicas são parte desse processo. Por isso, unir esses conhecimentos oferecem uma possibilidade de atuação ainda mais completa e multidisciplinar como parlamentar.

3) Qual o motivo de cursar na Escola da Assembleia?

Já ouvi de colegas servidores da Casa, inclusive parlamentares, e que cursaram ou cursam na Escola da Assembleia sobre a qualidade dos cursos oferecidos. Por essa razão e pela importância da atualização, decidi fazer o curso.

4) O que você está achando do curso e do nível dos professores?

Até aqui, tem sido muito proveitoso. Vamos além do debate da teoria e podemos, na prática, estudar projetos e a máquina pública como um todo. A troca de conhecimento tem sido boa com os colegas e os professores.

5) Recomendaria os cursos da Escola da Assembleia?

Pelo que tenho visto nesses primeiros meses de aula, recomendaria sim a outros colegas.