Selo Unale
Dia Nacional do Notário e Registrador é lembrado por Carlos Augusto

23/11/2017

O Dia Nacional do Notário e Registrador, comemorado no dia 18 de novembro, foi registrado em plenário pelo deputado estadual Carlos Augusto Maia (PSD). Em pronunciamento durante a sessão desta quinta-feira (23) na Assembleia Legislativa, o parlamentar destacou a importância desses profissionais que atuam nos cartórios em todo o país.

“O trabalho realizado por esses profissionais promove segurança jurídica dos negócios registrados diariamente. Eles nos acompanham desde o momento do nosso nascimento até outros momentos importantes como a legalidade de contratos, por exemplo”, disse.

Carlos Augusto Maia ressaltou as conquistas obtidas pela categoria como a legislação que deu aumento da remuneração para as serventias deficitárias. “Ainda tem muita coisa para conquistar, mas passos muito importantes foram dados. Vamos continuar trabalhando em ações pela valorização dessa profissão que emprega muita gente no RN”, destacou o deputado.

Data
O dia 18 de novembro foi instituído pela Lei n. 11.630, de 26 de dezembro de 2007, o Dia Nacional do Notário e Registrador. A data é para reflexão sobre os avanços da atividade. Isso porque, os serviços prestados pelos cartórios contribuem para o exercício da cidadania, acompanhando o cidadão ao longo de toda vida, desde o nascimento até o óbito. A trajetória inicia quando os pais buscam um cartório para fazer o registro de nascimento de seus filhos. Anos depois, com o ingresso na faculdade, é preciso autenticar documentos para a matrícula. Se o menor de idade vai morar e estudar em outra cidade, talvez seja necessária a emancipação. Depois vêm contratos de aluguel, a compra do primeiro carro, o casamento, a casa própria, entre outras diversas conquistas ao longo da vida que passam pelos cartórios para ter validade e segurança jurídica.

Álbum de fotos

Acesso Rápido