Dia da Água: Mineiro cobra atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos

22/03/2018

Na data em que se celebra o Dia Mundial da Água, o deputado Fernando Mineiro (PT) fez pronunciamento nessa quinta-feira (22), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, destacando a necessidade de preservação do recurso natural e cobrando o investimento em políticas públicas para assegurar o abastecimento de água no Rio Grande do Norte.

“O Nordeste atravessa a maior seca já registrada ao longo da história. As chuvas atuais não foram suficientes para reverter os efeitos da seca aqui no Estado”, disse Mineiro alertando para a necessidade de atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos. “Desde a sua elaboração, que aconteceu de forma pioneira no país, à época do governo Garibaldi Alves, que esse plano não é atualizado”, acrescentou.

Outra questão levantada pelo parlamentar refere-se às obras para captação no Rio Grande do Norte das águas do Rio São Francisco. Mineiro defende a implantação de um sistema integrado de gestão das águas. “O Ceará já está preparado para receber as águas da transposição quando elas por lá chegarem. Aqui no Estado a situação é diferente. Se as águas chegassem aqui hoje, não seriam aproveitadas pela ausência de um sistema integrado de gestão dessas águas. Se nada for feito, não iremos enfrentar esse problema”, argumentou Mineiro.

Ainda em pronunciamento, o deputado demonstrou preocupação com o atraso no pagamento do Governo do Estado aos prestadores de serviços do Programa Vertente, responsável pelo abastecimento de água em diversos municípios do RN por meio de carros pipa. Na ocasião, Mineiro pediu informações ao líder do Governo na Casa, deputado Dison Lisboa (PSD) sobre a previsão para pagamento. “A falta de pagamento pode levar a um cenário ainda pior do que o atual”, apontou.

Durante o discurso, Mineiro lembrou a sua atuação política em torno do assunto e destacou a disponibilidade de uma coletânea de artigos sobre o tema em seu site oficial. “A questão da água e do saneamento são pautas que me preocupam já há bastante tempo. Ainda, enquanto vereador, fui o primeiro a dar publicidade e tratamento político sobre a qualidade da água em Natal. Reafirmo meu compromisso com o tema e clamo para que os governos atentem para a importância da elaboração de políticas públicas nessa área”, concluiu o deputado.