Assembleia Legislativa discute regulamentação da atividade de guias de turismo

26/09/2018

A Assembleia Legislativa discute nesta quinta-feira (27) métodos para desburocratizar e incentivar através da regulamentação a atividade do guia de turismo no Rio Grande do Norte.

O turismo é um dos maiores geradores de emprego e renda no Estado. A cadeia produtiva do setor estima que mais de 100 mil empregos orbitam em torno do tema, sendo o de guia de turismo, um dos mais importantes, um deles.

Uma das dificuldades enfrentadas pela categoria estadualmente é que ela ainda não tem apoio legal para o desempenho das atividades, razão pela qual aventureiros podem ganhar espaço, sem oferecer qualidade no serviço, por um custo menor, afetando a competitividade.

Atualmente, algumas prefeituras de cidades ligadas ao turismo já regulamentaram em lei municipal. Mas a força de um dispositivo de abrangência estadual vai fortalecer a categoria em todo o território do Rio Grande do Norte.

Para a audiência desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa, foram convidados representantes das secretarias Estadual e Municipal de Turismo, do Ministério do Turismo, o sindicato do setor e empresários.