Selo Unale
Horário de tarifas diferenciadas de energia é tema mais discutido em audiência pública

17/11/2011

O horário com tarifas diferenciadas para os consumidores rurais foi o tema mais discutido na audiência pública realizada esta tarde na Assembleia Legislativa, por proposição do deputado George Soares-PR, que teve na pauta outros problemas enfrentados pelos produtores do Rio Grande do Norte, como regularização fundiária na região do Baixo Açu, programa do leite e débitos bancários.
O deputado George Soares questionou o representante da Companhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte-COSERN, argumentando que o horário da madrugada disponibilizado pela companhia é muito complicado. ”É preciso que haja outra opção com a tarifa mais baixa, como ocorre no Estado da Paraíba. Esse horário praticado aqui é muito complicado para o produtor rural, que tem custos elevados com o pagamento de trabalhadores”, disse.
O representante da COSERN justificou que a definição dos valores das tarifas é responsabilidade da Agência Nacional de Energia Eletrica - ANEEL e que ela é mais barata no horário da madrugada. Ele não soube explicar o que ocorre na Paraíba.
Outras dificuldades levantadas durante a audiência foram a falta de estradas e de um porto para o escoamento da produção, o atraso no pagamento do leite e a ameaça da aftosa.
A mesa dos debates foi composta pela diretora técnica da EMATER Maria Leonice Freitas; procurador Francisco Sales; representante do Banco do Nordeste, Orlando Gadelha; presidente da ANORC Marcos Teixeira; presidente da Federação da Agricultura José Vieira; presidente do Comitê de Fitossanidade do RN – COEX Segundo de Paula e o representante da COSERN, Paulo Medeiros e o deputado Tomba Farias.
 

Acesso Rápido