Selo Unale
Paralisação do Porto de Natal é tema de debate na Assembleia nesta terça

12/03/2019

O deputado Ubaldo Fernandes (PTC) vai promover audiência pública nesta (12), a partir das 14h, para discutir a “Paralisação do Porto de Natal”. A proposta surgiu depois que o parlamentar recebeu uma comissão de trabalhadores do Porto solicitando apoio na resolução da atual crise que abate o setor. As categorias de estivadores, conferentes e arrumadores estão apreensivas quanto ao recebimento dos salários e à continuidade dos serviços.

“Não podemos deixar que nosso principal porto de exportação de produtos potiguares perca essa rota para o Porto de Mucuripe, em Fortaleza, como já está acontecendo. Convidamos os principais envolvidos para a audiência pública e vamos pensar formas de resolver este problema”, disse o deputado.

Desde o final de fevereiro, quando mais de três toneladas de cocaína foram apreendidas em contêineres com frutas que iriam para a Europa, as atividades de exportação no Porto de Natal estão suspensas. Alegando falta de segurança, a principal empresa transportadora em operação no Porto, a CMA/CGM, decidiu paralisar suas operações em Natal, a princípio, por um período de 45 dias.

Uma das soluções apontadas pela CMA/CGM, seria a compra de uma máquina de escâner para o terminal, o que dificultaria a implantação das drogas no meio do carregamento. O aparelho custaria cerca de R$ 11 milhões. Segundo a Codern, cerca de 43 mil toneladas de frutas são embarcadas, por mês, no Porto de Natal. Somente os melões foram responsáveis por 53% das exportações estaduais, em janeiro deste ano, com US$ 23,6 milhões, conforme dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. 

Foram convidados para a audiência pública a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), a Receita Federal, a Polícia Federal, o governo do Estado, empresários, sindicatos dos trabalhadores e representantes da nossa bancada federal.

Álbum de fotos

Acesso Rápido