14/12/2011
Uma emissora a serviço do povo do Rio Grande do Norte. O slogan traduz a missão da TV Assembleia, que chega ao seu oitavo ano de atividades comemorando a consolidação da sua grade de programação, cada vez mais acessível a população do Estado. No dia 13 de dezembro de 2010 o sinal da TV Assembleia passou a ser aberto em Natal, municípios da Região Metropolitana, Caicó e Nova Cruz, além das cidades que já contavam com esse serviço: Lagoa Nova, Pau dos Ferros e Santa Cruz. Nesta mesma data começou a operar, na internet, a Rádio Assembleia, seguindo a mesma linha de conteúdo da TV.
A meta agora é expandir a cobertura no interior e implantar o sinal digital, um projeto desenvolvido em parceria com a TV Senado e a TV Câmara Federal a partir da multi-programação, viabilizada pelo Sistema Brasileiro de TV Digital. “Há alguns anos a TV Assembleia trabalha para alcançar essa meta, desde 2006 transmitimos nossa programação via satélite com qualidade digital, e também já contamos com transmissor com capacidade para distribuir o sinal digital em Natal e municípios vizinhos”, ressalta Georgia Nery, Diretora da TV Assembleia.
A busca pela excelência na qualidade técnica do serviço prestado pela emissora do legislativo potiguar corre paralela ao esforço permanente para manter o padrão do conteúdo veiculado. No último ano a TV Assembleia aumentou a quantidade de horas dedicadas às transmissões ao vivo dos trabalhos legislativos, incorporando a sua grade fixa as reuniões das comissões permanentes, como já ocorria com as Sessões Plenárias, Sessões Solenes e Audiências Pública.
Outra novidade implantada esse ano foi a parceria com o Instituto do Legislativo Potiguar, que resultou na produção do Aulão ILP. As teleaulas ministradas por professores do Instituto, com conteúdo voltado para quem vai prestar vestibular, ampliaram o espaço que o tema Educação ocupa na programação da TV Assembleia.
Assim a TV Assembleia chega ao oitavo ano de atividades com 23 programas próprios, sempre investindo na produção de conteúdo que prioriza a cobertura parlamentar, o jornalismo, a promoção da cultura local e a prestação de serviço.
A Rádio
A Rádio Assembleia completou um ano de atividades no último dia 13. Com sinal disponível no site da Assembleia Legislativa (www.al.rn.gov.br), a rádio já conquistou seu espaço como mais um importante canal de divulgação das atividades parlamentares.
Durante o primeiro ano a equipe da Rádio Assembleia trabalhou na produção dos programas que hoje formam uma grade bem diversificada, que conta com as transmissões ao vivo das Sessões Plenárias e das demais atividades legislativas; o Assembleia Informa, boletim de notícias atualizado a cada hora; o Jornal da Assembleia, que traz a cobertura jornalística das atividades legislativas; o Cidadão Alerta, spots de prestação de serviço; o Desafinados, programa musical sobre a Bossa Nova, e o Rio Grande da Música, que a cada semana entrevista músicos da cena cultural do Estado, isso para citar apenas alguns dos 14 programas veiculados pela rádio.
Outro serviço prestado pela Rádio Assembleia é o de agência de notícias, disponibilizando no site arquivos de áudio com pronunciamento dos deputados e boletins informativos, que podem ser baixados pelas rádios de interior que tenham interesse em divulgar as notícias da Assembleia Legislativa.