Kelps aponta necessidade de barreiras de proteção na ponte Newton Navarro

04/04/2019

A ausência de barreiras de proteção e ações de conscientização contra suicídios na Ponte Newton Navarro foi abordada pelo deputado Kelps Lima (SDD) em sessão no plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (4). Em pronunciamento, o parlamentar fez apelo ao Governo do Estado para que alguma medida seja adotada para combater o crescente número de tentativas de suicídio no equipamento público. Uma audiência pública sobre o tema, proposta pelo deputado Ubaldo Fernandes (PTC), está agendada para as 14h desta quinta-feira.

“Ontem uma jovem estava tentando se matar na ponte. Por sorte conseguiram evitar essa tragédia, mas muitos suicídios e tentativas de suicídio estão acontecendo por ali. Infelizmente, essa questão é global. As pontes são um local propício para isso. Por isso acho que o Governo deve olhar para isso com atenção”, alertou.

Segundo Kelps Lima, o Conselho Regional de Engenharia do RN (Crea) junto com o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (Cau) estão elaborando um projeto para fazer algumas mudanças na ponte Newton Navarro que não permitam que esse local seja apto a suicídios. “Isso é importante. Não há movimento articulado do Estado no sentido de colocar pessoas trabalhando ou considerar a viabilidade de uma adaptação estrutural na ponte para que se evite outros suicídios”, observou Kelps.

A deputa Cristiane Dantas (SDD) lembrou que uma audiência pública sobre o tema foi realizada no ano passado. “Pedimos telas de proteção ou alguma outra forma de evitar ou dificultar o acesso das pessoas para que pratiquem esse ato tão desesperador”, disse e demonstrou apoio ao pleito do deputado Kelps.

Por fim, Ubaldo Fernandes (PTC) convidou os presentes para audiência pública agendada para as 14h desta quinta-feira para tratar desse assunto que é recorrente nesta Casa. “O objetivo é buscar ações para inibir suicídios no local, um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte. Autoridades e representantes da sociedade civil organizada participarão do debate”, destacou Ubaldo Fernandes.