Selo Unale
Frente Parlamentar das Águas propõe o debate da sustentabilidade hídrica no RN

16/04/2019

A gestão das águas, um dos temas mais relevantes para a humanidade na atualidade, teve seu fórum de discussão permanente reativado dentro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A Frente Parlamentar das Águas foi reinstalada na manhã desta terça-feira (16) e reuniu instituições do governo, de ensino e pesquisa, comitês, movimentos populares e outros interessados no setor pesqueiro. O objetivo da frente é buscar condições para garantir sustentabilidade hídrica para as diversas regiões do Estado por meio de investimentos em projetos hídricos e uso racional da água.

“Vamos discutir ações importantes para formalizar as ações na Assembleia. Queremos propor um seminário ou fórum para que a gente possa aprofundar o debate iniciado hoje. Por isso essa frente se propõe a receber a contribuições de todos os entes”, disse o presidente e propositor da criação da frente, deputado Francisco do PT. Os deputados Souza Neto (PHS), vice-presidente, Galeno Torquato (PSD), Isolda Dantas (PT) e Eudiane Macedo (PTC), compõem a frente parlamentar.

A gestão das águas e as ações previstas pelo Governo Federal foram alguns dos temas citados pelos presentes na instalação da frente. Como destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, é preciso reunir forças. “Entre outras, está prevista, no Plano Nacional de Segurança Hídrica, ações para o Rio Grande do Norte para a região Seridó”, disse.

O diretor geral do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), Caramuru Paiva, destacou que o acesso à água está relacionado com gestão. “É também uma questão de poder. Fiquei impressionado, quando assumi a direção do Igarn, com o número de prefeituras que não tinham acesso à água”, disse.

Representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), Federação dos Trabalhadores Na Agricultura do Estado (Fetarn), Movimento dos Sem Terra, Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Comitê das Bacias Hidrográficas, também participaram da reunião de instalação da Frente Parlamentar das Águas.

Álbum de fotos

Acesso Rápido