Cada vez mais pessoas estão conscientes de que o óleo comestível utilizado para frituras de alimentos é altamente nocivo ao meio ambiente e por isso evitam o seu descarte na natureza. Pode entupir pias, rachar os canos das redes de esgotos domésticos e contaminar os lençóis freáticos ao serem depositados nos quintais. Lançado em rios e açudes, é capaz de contaminar até um milhão de litros de água.
Mais do que ampliar a consciência sobre os malefícios do descarte indevido do óleo, o Assembleia Cidadã está criando um novo conceito: de geração de emprego e renda, com a confecção do sabão ecológico, que usa o produto como base. O curso foi um dos mais procurados em Santana do Matos, cidade que recebeu o AL Cidadã nesta quarta e quinta-feira (21 e 22).
Se no dia a dia eles são alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) no campus de João Câmara, em eventos como AL Cidadã os jovens Anielly Karoline, Carlos Felipe e Maria Juliani mudam de lugar e vão para a frente da sala de aula, ministrar o curso para uma atenta plateia formada quase que exclusivamente por donas de casa interessadas em lições de sustentabilidade e de economia doméstica.
“Em João Câmara, muitas pessoas produzem o sabão para uso próprio, mas boa parte já está fabricando numa escala maior para comercializar em mercearias e mercadinhos”, diz Anielly. A receita é simples: óleo residual, solda cáustica em pó, água, essência e corante. Ao final, cada barra de 200 gramas do sabão ecológico tem um custo de trinta e cinco centavos, quase um terço do valor das marcas mais tradicionais expostas nos supermercados.
Cidadania
A geração de emprego e renda é somente uma das vertentes do AL Cidadã, que estreou em 2007 em Apodi. São contempladas ainda ações de cidadania, saúde e educação. Além dos próprios municípios, são apoiadores da iniciativa o IFRN, governo do Estado, através do Itep e Proerd, Sesc, Senac, Benfam e Banco Santander. Em Santana do Matos as ações acontecem no Ginásio David Azevedo de Araújo e na Escola Estadual Aristófanes Fernandes.
Além da confecção de sabão ecológico, outros cursos focados na geração de emprego e renda são as oficinas de plantas medicinais, de sabonete e de artesanato, com a confecção de biscuits. Na área da saúde, a prioridade é a prevenção a doenças como hipertensão e diabetes. A saúde da mulher ganha atenção especial com atendimentos de Mastologia.
Assembleia Cidadã
Santana do Matos: 21 e 22/3
1. ÁREA AÇÃO SOCIAL
· OFICINA DE SABONETES ARTESANAIS;
· OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS;
· OFICINA DE ARTESANATO - BISCUIT
· OFICINA DE SABÃO ECOLÓGICO;
· 1ª VIA DA CÉDULA DE IDENTIDADE A PARTIR DOS 08 ANOS DE IDADE
(2 fotos 3x4, original do registro de nascimento ou fotocópia autenticada);
· CARTEIRA DE TRABALHO A PARTIR DOS 14 ANOS (2 fotos 3x4, original do registro de nascimento ou ID);
· CPF
· CORTE DE CABELO (Parceria com SENAC).
2. ÁREA SAÚDE
· SAÚDE BUCAL – Orientação, Higiene Bucal e Aplicação de Flúor;
· SAÚDE INFANTIL (atendimento médico – zero a 12 anos);
· DERMATOLOGISTA;
· MASTOLOGISTA;
· CLÍNICA GERAL / DIABETES E HIPERTENSÃO (Adulto);
3. ÁREA EDUCAÇÃO
· RECREAÇÃO – Atendimento ao público infantil, distribuição de revistas educativas e lápis para colorir, sorteio de brinquedos, animadores;
· BRINQUEDOS ARMADOS (Cama Elástica e Pula-pula);
· OFICINA DE BRINQUEDOS POPULARES (estudantes e professores);
· OFICINA DE PREVENÇÃO DE DROGAS – PROERD (estudantes).
· OFICINA DE EDUCAÇÃO PARA SAÚDE
· ESPAÇO DE LAZER (Jovens, adultos e 3ª idade);
· APRESENTAÇÕES CULTURAIS.