Centenário de Dix-huit é lembrado na Assembleia

10/05/2012

O deputado Leonardo Nogueira (DEM) lembrou na Sessão Plenária de hoje do centenário de nascimento do político mossoroense Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, a ser comemorado no próximo dia 21. Ele aproveitou para convidar a todos para visitarem a exposição “Centenário de Nascimento de Dix-huit Rosado”, que será aberta no próximo sábado (12), às 20 horas no Memorial da Resistência, em Mossoró. A mostra trará fotos, objetos pessoais, documentos, depoimentos e vídeos com a trajetória de Dix-huit Rosado em três aspectos: a figura do ex-prefeito enquanto gestor público; o lado político do homenageado; e seu lado familiar. A previsão é que o acervo fique exposto nos meses de maio e junho e depois seja transferido para o Museu Lauro da Escóssia.

“Ele foi um visionário, um homem à frente do seu tempo. Fez obras importantes em Mossoró, como a tricotomização do rio Mossoró, o que livrou a cidade dos alagamentos constantes. E como Senador, sempre pensou no desenvolvimento do RN. Ele viabilizou, por exemplo, a criação da ESAM, hoje chamada Ufersa”, lembrou Leonardo Nogueira.

Biografia

Médico, industrial, jornalista e agropecuarista, Dix-huit destacou-se exercendo diversos cargos públicos. Foi Deputado Estadual (1947 a 1951), Deputado Federal (1951 a 1955 / 1955 a 1959), Senador (1959 a 1967) e Prefeito de Mossoró por três vezes. Dix-huit ficou conhecido como “o prefeito das mil obras”. Foi presidente dos organismos federais como o antigo INDA - Instituto do Desenvolvimento Agrário do Rio Grande do Norte e nome cogitado para governador do Estado.

“Quem não faz um pouco mais pela sua terra, não fará jamais nada pela terra de ninguém”. Essa era uma de suas frases célebres do Dix-huit, falecido em 1996.