Para Kelps, Proedi deve ser discutido de forma madura

02/10/2019

Instituído por decreto governamental, o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (PROEDI), que substitui o PROADI, voltou a ser criticado pelo deputado Kelps Lima (SDD). O parlamentar afirmou, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (2), que irá apoiar a proposta de decreto legislativo que está sendo organizada por um grupo de parlamentares para derrubar o Proedi.

“Esse decreto da governadora retira dinheiro dos municípios do Rio Grande do Norte. É preciso que seja discutido de forma muito madura para fazermos essa construção, pois não queremos que os municípios sejam prejudicados”, afirmou Kelps.

O deputado afirmou que as prefeituras estão “abarrotadas” de contas e para ter dinheiro em caixa, o governo estadual precisa fazer as reformas estruturantes. “O Rio Grande do Norte é um estado que arrecada menos do que sua despesa e o problema financeiro não será resolvido pedindo dinheiro emprestado ou pegando dos municípios”, criticou. O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) também endossou as críticas.

Em aparte, Dr. Bernardo (Avante) afirmou que tem participado das discussões da Frente Municipalista em torno do Proedi e que em Pernambuco está havendo uma compensação aos municípios, proposta que será estudada também no RN. “Até o dia 10 será verificado que perdas de fato ocorreram para lançarmos uma proposta de compensação ao Estado”, disse.