Sandro solicita atenção dos Poderes para solucionar problema das manchas de óleo

09/10/2019

O deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) falou em sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (9), sobre as manchas de óleos que apareceram em praias do Nordeste no início de setembro. O deputado pediu atenção dos Poderes em busca de uma solução para o caso.

“Eu vejo pouca atenção com esse desastre ambiental. Já são 138 pontos de contaminação em 62 cidades nos 9 estados do Nordeste. O litoral do Rio Grande do Norte é o mais afetado com esse desastre”, relatou Sandro Pimentel.

Segundo o parlamentar, a Polícia Federal, o Ibama e o Instituto Chico Mendes estão à frente das investigações. A Petrobras já indicou que o tipo de petróleo encontrado não é produzido pela a empresa, e que se trata de uma mistura de óleos venezuelano, mas isso não quer dizer que tenha sido a Venezuela a responsável pelo vazamento. “Existem três hipóteses até agora; uma delas, se refere ao naufrágio recente ou antigo, onde o petróleo está ainda sendo solto da estrutura da embarcação; ou um acidente na passagem de carga de um navio para outro; e a terceira que é a que eu acho menos provável é um despejo criminoso”, destacou o deputado.

O parlamentar lamentou o fato do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), só ter se pronunciado depois de 35 dias, que as manchas alcançaram às praias. “Mesmo diante de tudo que estava acontecendo o presidente não se pronunciou. O que a gente espera é que algo seja feito e solucionado o mais rápido possível, é uma tragédia que está afetando a população, a economia, o turismo, a pesca e principalmente o meio ambiente”, ressaltou Sandro Pimentel.