Selo Unale
Souza sugere plano diretor de transporte para São Gonçalo do Amarante

10/10/2019

A Assembleia Legislativa realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira (10), no município de São Gonçalo do Amarante, para debater a situação do sistema de transporte público de passageiros do município. O evento proposto pelo deputado Souza foi realizado na Igreja de Cristo no Brasil, no bairro Jardim Petrópolis. 

O objetivo foi debater e propor soluções para os problemas do transporte interbairros, intermunicipal, bilhetagem única e estação de transferência do transporte público do município. Participaram da audiência representantes do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), responsável pela regulamentação e fiscalização dos transportes intermunicipais, representantes da Secretaria de Mobilidade do Município, a Associação Amigos do Bairro Jardins (AABJ), além de moradores, parlamentares e os representantes da Cooperativa de Transportes (Cooptagran).

O evento foi proposto pelo deputado após críticas, por parte da população, sobre as condições do transporte púbico na região. De acordo com  a AABJ, a comunidade é uma das maiores do município de São Gonçalo, com mais de 35 mil habitantes, e segundo moradores, o transporte interbairros e intermunicipal não atende boa parte da localidade, fazendo com que moradores, de pelo menos 18 loteamentos, tenham que percorrer grandes distâncias a pé, além de enfrentar veículos lotados e em péssimo estado de conservação.

Souza fez um histórico sobre a problemática do transporte público na localidade, lamentou a ausência da Oceano, empresa que opera o sistema intermunicipal no bairro, lamentou a falta de resolução das ações judiciais referentes ao problema do transporte público e sugeriu ações para melhorar o sistema.

“Desde 2009 existe uma ação civil, mas até agora não há um desfecho e por isso propomos essa audiência. É necessário que o sistema cumpra os horários, é preciso ampliar a rota para Natal até Mirassol e substituir micro-ônibus por ônibus. Todos esses problemas causaram a ação, mas eles persistem. Há propostas para criação de novas linhas. Essa discussão é pertinente e deve fazer parte de um plano diretor de transporte, uma vez que, é por meio do sistema que as pessoas vão trabalhar, vão para a escola e disponibilizam de mobilidade para tudo. Além do mais, é obrigação do poder público fiscalizar e padronizar”, argumentou o deputado.

Jacó Jacome, representante do Departamento Municipal de Trânsito de São Gonçalo, explicou sobre o processo de ampliação de rotas e implantação da bilhetagem eletrônica. “A determinação da prefeitura é entrar na bilhetagem eletrônica. A partir dessa bilhetagem vamos conseguir fazer a integração, pois as linhas serão conjuntas. Pessoas de bairros mais distantes vão conseguir pagar apenas uma passagem para chegar no Centro. Com a nova bilhetagem haverá a integração para o usuário poder fazer uma rota completa pagando apenas uma passagem. Também estamos, mesmo com atendimento parcial, chegando à regiões mais distantes, como por exemplo para o jardim botânico”, explicou Jacó Jácome.

O diretor de transporte do DER, Romulo José Junior, disse que vai levar todas as demandas apresentadas na audiência para buscar soluções. “Estamos abertos para receber as pessoas e resolver os problemas. Aqui temos que conversar com a Oceano e com a Cooptagran para chegarmos a um consenso. Precisamos chegar a uma qualidade de transporte que atenda a população. Sobre a fiscalização, apesar de não termos a quantidade de fiscais necessária, estamos tentando atender. Vou levar todas as observações feitas para o DER com o objetivo de tentar resolver todas. Peço apenas paciência porque não há como resolver todos de forma imediata devido a estrutura, mas vamos procurar atender por meio de planejamento”, afirmou Romulo.

Sobre a cobrança da população por uma linha do bairro até o Norte Shopping, o diretor garantiu buscar uma solução. “Precisamos estudar essa demanda. Estamos pensando em uma linha sem paradas, sem interferir no transporte local. Temos o interesse em resolver, não sei como fazer tecnicamente, mas vamos buscar uma solução”, garantiu o diretor.

Jan varela, coordenador da Região Metropolitana de Natal, falou sobre a relação entre o Governo do Estado e os municípios. “O que o Estado e os municípios precisam é buscar uma relação harmoniosa para tratar desses problemas. O sistema de transporte é um problema de todos os municípios que compõem a Região Metropolitana. Temos um fórum para buscar soluções para os diversos conflitos que ocorrem. Existe um sistema municipal, um estadual e um federal, mas esses sistemas não conseguem dialogar, por isso que é importante buscar o diálogo entre os permissionários e concessionários. Defendemos a construção de um consórcio que possa ter incidência nos sistemas com a participação de Natal. Quanto ao Governo do Estado, colocamos no PPA, a possibilidade de fazermos um plano de desenvolvimento urbano integrado da região metropolitana de Natal, e o transporte está inserido como uma política pública de Estado”, informou o Jan Varela.

Ivan Targino, representante da Associação Amigos do Bairro Jardins (AABJ), lamentou a ausência da Oceano, empresa responsável pelo transporte intermunicipal da localidade e descreveu os problemas enfrentados pelos usuários do sistema de transporte.

“Não é segredo para ninguém que o sistema de transporte no nosso bairro é de péssima qualidade. No sistema intermunicipal, a situação é a pior. A frota é pequena e precária. O bairro Jardins tem 19 loteamentos e boa parte deles não é atendido pela Oceano. Muitas pessoas têm que se deslocar a pé, diariamente, por uma grande distância para chegar até a parada mais próxima. Peço com clamor as autoridades que busquem uma solução porque essa situação é completamente descabida”, argumentou Ivan Targino.

Cicero Alves, diretor da Cooptagran, representou o sistema de transporte alternativo municipal. “Diferente de uma empresa capitalista, temos um sistema de transporte onde o dono é quem opera o transporte. Por isso, temos o maior interesse em fazer o melhor possível para atender a população. Temos conseguido operar melhor o transporte, diferente do empresário que está lá no seu gabinete. Podemos fazer, por exemplo, uma alteração de linha para melhorar e atender melhor. Seria um prazer atender e levar a população até o Norte Shopping, mas isso não depende apenas de nós, existe o nosso interesse, mas dependemos de autorizações e de burocracia”, lamentou Cícero Alves.

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