Selo Unale
Assembleia do RN discute participação das mulheres na política

09/03/2020

A participação feminina na política será tema de discussão na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Por proposição do deputado Kelps Lima (Solidariedade), a Casa realiza uma audiência pública para debater o tema a partir das 14h da terça-feira (10), no auditório Cortez Pereira, na sede da Assembleia.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, as mulheres, mesmo compondo 52,5% de todo o eleitorado do país, são uma parcela pequena entre os mandatários. Em 2018, foram 290 mulheres eleitas para os cargos de deputadas estaduais, federais e senadoras, o que corresponde a 16,20% do universo de 1.790 escolhidos. Para a Câmara dos Deputados, em 2018, foram eleitas 77 mulheres parlamentares, enquanto foram escolhidas pela população 161 representantes nas assembleias legislativas de todo o país.

No entendimento de Kelps Lima, as mulheres ainda sofrem com essa falta de representatividade em vários espaços, incluindo a polítca. Por isso, ele resolveu propover a audiência pública e tratar do tema, reunindo a sociedade para discutir a importância da participação das mulheres na vida política da sociedade.

O debate é aberto à população e será transmitido pela TV Assembleia.

Acesso Rápido