Selo Unale
Isolda Dantas defende direcionamento de recursos do Nota Potiguar para a Cultura

28/05/2020

A deputada Isolda Dantas (PT) solicitou, na Sessão Ordinária por Sistema de Deliberação Remota (SDR) desta quinta-feira (28), a aprovação, pelos demais parlamentares, do Projeto de Lei de sua autoria que visa direcionar recursos do Programa Nota Potiguar para o Fundo Estadual de Cultura.

“Considero esse projeto muito importante e, inclusive, nós iremos votar hoje nesta Casa. É uma solicitação que o nosso mandato fez ao Governo do Estado e ele encaminhou. No documento nós pedimos o direcionamento dos recursos do Programa Nota Potiguar para o setor artístico. Nós precisamos olhar para os profissionais que estão sendo mais afetados pela pandemia. E os artistas potiguares são uns dos mais atingidos, já que foram os primeiros a parar, porque necessitam de público”, disse.

Segundo Isolda, as pessoas que sobrevivem da arte e precisaram suspender suas atividades estão passando por dificuldades. “Os grandes artistas ainda conseguem dar um jeito, mas os pequenos, principalmente os do interior, estão numa situação muito difícil”, argumentou.

De acordo com a parlamentar, o projeto determina que recursos do Nota Potiguar sejam destinados ao Fundo Estadual de Cultura, para serem distribuídos de forma democrática e transparente, através de editais, onde todos possam participar de forma igual. “Então fica aqui a nossa solicitação aos demais deputados para a aprovação deste projeto. É um recurso de R$ 170 mil que vai contribuir muito com a classe artística do Estado”, pediu.

Isolda Dantas informou ainda que a Câmara dos Deputados aprovou, esta semana, um auxílio emergencial que será enviado pelo Fundo Nacional de Cultura para os setores culturais de estados e municípios. “Isso é muito importante, afinal, o que seria da nossa vida sem arte e cultura? O que seria da gente nesse tempo de pandemia sem poder ver filme, escutar música, ler poesias ou livros? É um setor que a gente muitas vezes não percebe, mas que dá sintonia às nossas vidas”, concluiu a deputada.

Acesso Rápido