Selo Unale
Kelps Lima sugere criação de consórcio metropolitano de transporte

14/10/2020

A situação do transporte público na região metropolitana do Estado pautou o pronunciamento do deputado estadual Kelps Lima (SDD), durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (14). Para solucionar os problemas atuais, o parlamentar recomendou a criação de um consórcio metropolitano de transporte, com participação dos municípios da referida área.

“Estamos recebendo uma quantidade assustadora de reclamações, tanto das cidades vizinhas, que não conseguem adentrar em Natal, quanto dos moradores da capital, que não conseguem pegar ônibus nos seus bairros”, criticou. Para Kelps, quando o transporte público não funciona bem, ele pune quem é mais pobre e afeta a economia da cidade.

A proposta do deputado, pedindo a liderança da governadora Fátima Bezerra (PT) no processo, é a criação de um órgão metropolitano de transporte.  “Seria um consórcio. É importante deixar claro que eu não defendo estrutura para criar cargo comissionado nem criar despesa para o Estado. Não precisa. Basta que os servidores de carreira sejam articulados e colocados à disposição para construirmos um organismo metropolitano de transporte”, sugeriu.

Por fim, de acordo com o deputado, que já foi secretário municipal de transporte, essa formulação poderia ser feita nos próximos 40 dias para, em janeiro, as ideias já seriam colocadas em prática, com as novas administrações.

“Isso é importante demais. Algumas cidades da região metropolitana estão absolutamente conectadas fisicamente, em especial Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo e Extremoz. As pessoas moram num, trabalham no outro, têm parente no outro. E cotidianamente se deslocam entre eles. Por tudo isso, fica aqui o meu apelo mais uma vez e a sugestão para a criação desse consórcio, que iria beneficiar Natal e as cidades vizinhas”, concluiu.

 

Álbum de fotos

Acesso Rápido