Selo Unale
Dr. Bernardo destaca gravidade da segunda fase da Covid no Médio Oeste

08/12/2020

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (8), o deputado Dr. Bernardo (Avante) abordou a situação crítica do Médio Oeste Potiguar em relação à segunda fase de Covid-19 e voltou a alertar a população sobre os cuidados na prevenção da doença.
 
“A minha fala hoje é para externar, como médico que sou, a minha preocupação com o novo Coronavírus, que tem assolado de forma muito intensa, nessa segunda ‘onda’, a região do Médio Oeste. Mas, primeiro, quero falar da alegria de ter sido o deputado que intercedeu, junto ao Governo do Estado, em março, para que fosse feita uma parceria com o Hospital São Luiz, em Mossoró, atendendo uma solicitação do médico otorrino Ewerton Rozendo”, iniciou. 
 
O parlamentar contou que fez os primeiros contatos e requerimentos junto ao governo estadual, no sentido de que aquela unidade passasse a atender exclusivamente pacientes da Covid-19. “Eu parabenizo o governo por ter atendido essa solicitação e fico feliz em saber que, hoje, o Hospital São Luiz tem sido a solução para os casos graves de toda a região Oeste”, disse.
 
Dr. Bernardo detalhou ainda a situação atual na referida unidade de saúde. “Essa semana havia 27 pacientes graves internados. A maioria do município de Umarizal, que passou por uma crise tremenda, com o acometimento de grande parte da população. De Almino Afonso, nós temos três pacientes. Dois deles, inclusive, pais de assessores meus, que estão com certa gravidade”. 
 
Em seguida, o deputado relatou uma situação de dificuldade pela qual passou o hospital no último fim de semana. “Esse final de semana eu conversava com o Dr. Caio, e ele me retratava a situação grave na unidade, que tem um grande número de pacientes internados. Ele disse que isso tem sobrecarregado os plantões. Além disso, ele falou que estava faltando um medicamento chamando Propofol, sedativo utilizado pelos pacientes entubados”, contou. 
 
Dr. Bernardo revelou que, de imediato, ligou para o diretor-geral da Unicat – Natal, Ralfo Medeiros, que se prontificou a fornecer os medicamentos através de parceria. “Depois, entrei em contato com os responsáveis pelos hospitais de Apodi e de Mossoró. Graças a Deus todos se empenharam, e nós conseguimos permutas daquele medicamento, para que o São Luiz logo se reabastecesse”, frisou.
 
“Então, eu queria agradecer aqui a esses profissionais: Dr. Caio; Ralfo, diretor da Unicat; Herbenia Ferreira, diretora do Tarcísio Maia, em Mossoró; Dra. Lariza; e Alyson de Gois, do Apodi; que num domingo à tarde me atenderam e somaram esforços para ajudar aqueles 27 pacientes do São Luiz que precisavam dessa medicação. E isso me deixa satisfeito, porque eu fui candidato a deputado estadual com esse propósito, de ajudar as pessoas coletivamente”, destacou.
 
Por fim, o parlamentar alertou mais uma vez a população do RN para os cuidados na prevenção ao novo Coronavírus. “Precisamos intensificar as medidas preventivas, para que possamos, quem sabe, em janeiro ou fevereiro, ter essa vacina e resolver essa problemática de uma vez por todas”, concluiu.
Álbum de fotos

Acesso Rápido