Produtores do Seridó, regularização fundiária e retomada do turismo são debatidos em plenário

20/05/2021

No horário destinado aos deputados durante a sessão plenária remota desta quinta-feira (20), os parlamentares trataram de assuntos envolvendo variados segmentos do RN. O deputado Vivaldo Costa (PSD) chamou a atenção para a situação dos produtores rurais do Seridó. Já o deputado Souza (PSB) destacou as ações governamentais em prol da regularização fundiária, enquanto o Coronel Azevedo (PSC) fez apelo pela retomada do turismo.

“O sertanejo tem uma luta obstinada para conseguir se manter e oferecer o padrão de qualidade reconhecido. O queijo de manteiga de Caicó, por exemplo, é considerado um dos melhores do País. Mas eles enfrentam muitas dificuldades na sua produção, como o baixo preço do leite e agora uma praga que vem destruindo a plantação de sorgo em poucos dias”, alertou Vivaldo.

O deputado fez um apelo para que os segmentos empresariais e governamentais se unam para se chegar a uma solução. “A gente começa a se preocupar porque esse problema está existindo e pode acontecer o mesmo que aconteceu com o algodão, dizimado pela praga do bicudo”, disse o parlamentar.

Vivaldo enalteceu a capacidade de trabalho do sertanejo. “O Seridó é uma bacia leiteira, encravada no sertão, onde chove pouco, mas mesmo assim o sertanejo, na sua capacidade, descobriu uma maneira eficiente de transformar uma região seca numa região produtiva, cultivando, plantando, construindo açude, fazendo irrigações e assim conseguiu transformar a região na maior bacia leiteira do RN”, finalizou.

Segundo a se pronunciar, o deputado Souza fez um agradecimento ao governo do RN pela criação do grupo de trabalho que vai estabelecer a política de regularização fundiária das terras públicas pertencentes ao Estado.

“Tem sido um trabalho muito importante que merece o nosso reconhecimento e o nosso elogio a todos que estão se debruçando sobre essa temática. Como presidente da Frente Parlamentar de Regularização Fundiária, gostaria de agradecer a criação deste grupo de trabalho. Precisamos da ´lei de terra´, que já está bastante obsoleta e espero que nos próximos dias o governo possa encaminhar as minutas dos projetos para análise da Assembleia, pois será uma grande contribuição na revisão da lei de terras e também com a agricultura familiar”, afirmou o deputado Souza.

A publicação de novo decreto municipal trazendo melhorias e aberturas para o segmento de eventos foi comemorada pelo deputado Coronel Azevedo. O parlamentar defendeu que a exemplo de outros estados, o RN promova melhorias ao setor. Ele também relatou reunião que teve com o presidente do Comitê Científico do RN, o secretário de Saúde Cipriano Maia, e com a secretária adjunta de Turismo, para tratar especificamente do setor de eventos.

A abertura de buffets, salas de recepção e eventos foi comemorada por Coronel Azevedo, devido às dificuldades desse setor. “Tivemos milhares de empregos perdidos, empresas definitivamente fechadas e representantes desses setores buscam a sobrevivência e a resposta do governo que tem sido tão lenta, tão tardia. Fica o pedido para que adotem providencias e salvem o que resta do nosso turismo, a exemplo do que está sendo feito em outros estados”, finalizou.