Nelter Queiroz relata problemas de Saúde Pública na região do Vale do Açu

26/05/2021

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (26), realizada de forma híbrida pela Assembleia Legislativa, durante o horário das lideranças, o deputado Nelter Queiroz (MDB) denunciou fechamento de leitos para Covid-19 e ausência de serviço de nefrologia no Hospital Regional de Assu.

“Há mais de 15 dias, no hospital regional do município de Assu, em que há apenas dez UTIs de Covid, três leitos estavam bloqueados, por problemas nas bombas de infusão e falta de manutenção preventiva dos respiradores. Esta semana, após solicitações constantes da vereadora Luciane Guerra, reativaram duas dessas UTIs”, destacou.

Segundo o parlamentar, o mais importante é ressaltar que a unidade de saúde não dispõe de serviço de nefrologia. “Então, se os pacientes evoluírem para problemas renais, que é comum na luta contra a Covid-19, precisam ser transferidos para outros hospitais. A sugestão da vereadora Luciane Guerra é que seja firmado convênio com uma clínica que realiza esses tratamentos. Mas por que o governo estadual não fechou convênio com essa clínica?”, questionou.

Na sequência, Nelter fez um apelo para que o Governo do Estado invista na melhoria da Saúde Pública do RN. “Uma pergunta que a população em Assu sempre faz é por que a prefeitura não tenta resolver esse impasse. E o governo municipal diz que a situação não é problema do município, mas do Estado. Só que o hospital regional é fruto de um convênio entre prefeitura e governo estadual. Então, é preciso pensar na população e resolver esses problemas”, opinou o deputado.

O parlamentar deu destaque também aos requerimentos enviados ao Governo do Estado pelos vereadores de Assu, Luciane Guerra e Paulinho de Marlene, solicitando a realização de parceria para a recuperação de passagens molhadas existentes nas comunidades Limoeiro e Lagoa Nova; a recuperação estrutural de uma caixa d’água existente no sítio Bonita; a limpeza e remoção de algarobas no interior da Lagoa do Piató; e, por fim, a erradicação de casas de taipa ainda existentes na cidade.

O deputado Nelter Queiroz (MDB) ainda registrou voto de pesar pela morte do jovem de 21 anos, Claudieliton Pinheiro de Oliveira, no fim da tarde de ontem, na BR-110, em Mossoró. “Transmito meus sentimentos aos familiares. Um jovem de apenas 21 anos, trabalhador, residente de Jucurutu, que lamentavelmente perdeu a vida num acidente de trânsito. Ele deixa uma esposa grávida de 5 meses. Meu profundo voto de pesar a todos os parentes e amigos”, disse.