AL lança projeto de reinserção do idoso no mercado de trabalho

18/09/2012

“É sempre tempo de recomeçar! Começar de novo, um recomeço diferente, um recomeço com mais maturidade, com mais serenidade, sem a pressa e a ansiedade típicas da juventude”. Foi com essas palavras, em tom de convocação, que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), abriu a cerimônia de instalação do Projeto Recomeçar, cujo objetivo principal é promover a reintegração de pessoas na terceira idade no mercado de trabalho através da oferta de cursos de capacitação.

Ricardo Motta ressaltou que pelo menos 10% dos potiguares estão hoje na chamada terceira idade. O Rio Grande do Norte, conforme os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem quase 300 mil idosos, diante de uma população com pouco mais de três milhões de habitantes. “Durante muitos anos, o poder público investiu em espaços de lazer e de convivência para os idosos. Contudo, chegou o momento de avançar. Dentro da perspectiva de inclusão social, uma bandeira abraçada com muito orgulho em nossa gestão na Assembleia Legislativa, pensamos em como poderíamos colaborar para que homens e mulheres idosos pudessem se preparar para regressar ao mercado de trabalho, de continuar a produzir”, justificou.

As aulas começam já no dia 20 deste mês, com os cursos de línguas e informática, nos períodos matutino e vespertino. De acordo com o diretor do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), Mizael Barreto, além desses, serão oferecidos cursos livres e palestras de esclarecimentos e motivacionais. “Com o passar do tempo poderemos avaliar as necessidades de acordo com a procura dos cursos e também de acordo com a avaliação dos interessados”, ressaltou. Ele disse também que a equipe do ILP vai buscar parcerias com empresas para o oferecimento de vagas.

A cerimônia lotou o plenarinho e contou com a apresentação musical do grupo Renascer, formado há dois anos por cerca de 65 pessoas da terceira idade. Representantes de instituições que trabalham com o bem estar social do idoso também marcaram presença e aprovaram a criação do projeto. Os deputados Márcia Maia (PSB), Getúlio Rego (DEM), Hermano Morais (PMDB), Fábio Dantas e Vivaldo Costa (PR) também participaram da cerimônia.

Para a presidente da Associação Norte-riograndense Pró-Idosos (ARPI) e gerontóloga, Nazilda Dutra, a iniciativa é uma forma de prevenção. “Está provado que um idoso produtivo é um idoso sem doenças. No momento em que o idoso está ocupado, levanta a auto estima e isso evita uma série de doenças. Ao longo dos 35 anos que milito na área sei bem o que isso representa para um idoso”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Maria de Araújo, vai um pouco mais além e pede garantias na oferta de vagas. “Gostaria de uma garantia de acesso ao mercado de trabalho. Para que o idoso não crie falsas expectativas, pois garantir essa vaga é tão importante quanto capacitar”, frisou. Ana Maria de Araújo reforçou as palavras da presidente da Arpi ao levantar um dado estatístico indicando que a atividade cognitiva, como a exigida durante as aulas, é um dos pontos preventivos da demência.

Palestra
A psicóloga Ana Cristina Medeiros encerrou a cerimônia com a palestra “Viver bem na 3ª Idade”, deixando um recado para todos os presentes. “Jovem é todo aquele que observa a si mesmo como alguém capaz de aprender, refazer os planos em função dos acontecimento. Por isso, somos jovens. Estamos jovens”.