Selo Unale
O uso privado do espaço público é tema de debate na TV Assembleia

17/10/2012

 

O mercado imobiliário em Natal não se limita à tradicional venda, compra e locação de casas, terrenos, apartamentos e imóveis comerciais, em conformidade com as regras e leis estabelecidas. Há outra vertente, ilegal ou concedida, que acontece debaixo dos olhos do estado e raramente é coibida: a utilização e a comercialização privada dos espaços públicos das cidades, em praças, canteiros centrais, calçadas e até mesmo em ruas e avenidas, com evidente prejuízo para a maioria da população.

Quem anda pela cidade de Natal pode ver o problema onde quer que fixe os olhos, pois ele se multiplica aos milhares: bancas e barracas de camelôs, traillers, bancas de revistas, bares, restaurantes, igrejas de todas as denominações, associações dos mais diversos matizes e o que mais se possa imaginar, ocupando espaços que deveriam ser públicos, mediante doações e permissões discutíveis ou por usufruto indevido. Não se esqueçam nem mesmo os simplórios espaços demarcados no chão das ruas, locados no dia a dia por flanelinhas, e cujos “pontos!” chegam a valer mais de 3 mil reais no mercado informal da usurpação do espaço público pelo privado.

Tenha-se em mente ainda que esse mercado está tão inflacionado que o ponto de um “restaurante” ilegal instalado no canteiro central de uma boa avenida, com “direito” a mesas e cadeiras para a freguesia, pode valer mais de 50 mil reais.

O programa DEBATE ABERTO, que a TV Assembleia leva ao ar na próxima sexta-feira (19), debaterá esse tema instigante, que merece uma séria reflexão por parte da sociedade organizada, e, principalmente, uma reavaliação pelos nossos administradores públicos do que deve ser aceitável ou permissível.

Participarão do programa o vereador de Natal RANIÉRE BARBOSA, o secretário adjunto de Fiscalização e Licenciamento da Semurb, SUELDO FLORÊNCIO, a arquiteta e professora da UFRN RUTH ATAÍDE, e o jornalista ROBERTO GUEDES.

DEBATE ABERTO é dirigido e apresentado pelo jornalista MAURÍCIO PANDOLPHI, com produção geral de ROSANGELA MEDEIROS, reportagens de OHARA OLIVEIRA e edição jornalística de LUCIANA SILVEIRA.

O programa é transmitido pela TV Assembleia, em primeira apresentação, todas as penúltimas sextas-feiras de cada mês, às 21h , com reprises posteriores na grade de programação da emissora.

Acesso Rápido