Selo Unale
Kleber quer trabalhadores de supermercados e bancários em grupo prioritário para vacinação

01/07/2021

O deputado estadual Kleber (PL) Rodrigues apresentou requerimentos para incluir os trabalhadores de supermercados ou mercados e bancários no chamado grupo prioritário para vacinação contra Covid-19. Em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (01) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o parlamentar disse que estas categorias estão em atividade desde o início da pandemia, mesmo nos momentos de pico da doença, e mantendo amplo contato com a população diariamente.

"Números da Associação Brasileira de Supermercados mostram que 28 milhões de brasileiros passam diariamente por supermercados, isso mostra o alcance desse grupo ao público em geral. É uma área que rege a economia, são inúmeros colaboradores, caixas, atendentes. Da mesma forma os bancários, categoria que vem tendo um aumento de casos e até óbitos causados por Covid. São pais de família que estão correndo risco, perdendo a vida. Dois grupos de grande importância para a sociedade", disse Kleber.

Segundo o Dieese (Departamento de estatística e Estudos Socioeconômicos) há uma alta de 183% nos desligamentos por morte registrados entre os bancários na pandemia. Segundo a pesquisa, eram 18,33 óbitos em média por mês no 1º trimestre de 2020 e 52 entre janeiro e abril de 2021. O parlamentar aproveitou para renovar seu pedido neste sentido à governadora Fátima Bezerra (PT) e ao secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia.

Acesso Rápido