Selo Unale
Jacó Jácome alerta para importância de ações em prevenção ao suicídio

02/09/2021

O mês de setembro é também marcado por campanhas de conscientização voltadas para a prevenção ao suicídio. O assunto foi o tema do pronunciamento do deputado estadual Jacó Jácome (PSD) durante a sessão plenária desta quinta-feira (02) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O parlamentar alertou para a necessidade de implantação de ações voltadas ao combate à prática de suicídios. 

“O índice de suicídios está cada vez mais alarmante no Brasil e no Estado. Esse mês de setembro serve para que as políticas públicas avancem e que existam mecanismos legais para contribuir com a queda desses índices que permanecem altos”, disse o parlamentar.

Jacó relembrou recente campanha realizada na Ponte Newton Navarro, local que era palco para muitos casos de suicídio, e que tem registrado quedas significativas desse tipo de ato. “Diminuiu muito porque a campanha foi um sucesso. Então temos que programar outras políticas públicas que valorizem a vida, ações sociais, coletivas e solidárias. Temos que valorizar e contribuir com a pauta pública, com apresentação de projetos e iniciativas que de forma prática e efetiva valorizem a vida”, disse.

Jacó revelou ainda que apresentou um projeto de lei na Assembleia que concede gratuidade em estacionamentos públicos para doadores de sangue que estiverem no cadastro estadual de doadores. “Na pandemia a doação diária foi bem inferior aos patamares normais. Isso pode ser corrigido, isolamento abrandou e as pessoas voltaram as suas atividades. É urgente, necessário e não pode esperar”, concluiu.

Álbum de fotos

Acesso Rápido