ILP encerra mais um curso

20/11/2012

A simulação de uma posse de prefeito marcou o encerramento do curso “Cerimonial Público: Posse de Prefeitos e Vereadores”, oferecido pelo Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) e realizado no plenarinho da Assembleia Legislativa. O curso foi ministrado pelo cerimonialista sergipano Luiz Fernando Soutelo e reuniu cerca de 70 pessoas, entre políticos, profissionais e alunos de Natal e da Grande Natal.

Durante a explanação, o professor falou de sua experiência como cerimonialista em diversas áreas de governo e apresentou situações que devem ser rigorosamente evitadas. Segundo ele, “o cerimonial não permite erros nem improvisações, e exige muita criatividade, sem fugir da legislação de determina todas as etapas de uma solenidade pública, de posse, inaugurações, homenagens ou atos solenes”.

Curso
Com 20h de duração, o objetivo do curso foi informar sobre os procedimentos que envolvem as cerimônias públicas no Executivo e Legislativo, com foco nos termos definidos no decreto presidencial nº 70.274, de março de 1972, que aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência, e ainda na legislação que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais.