Selo Unale
Doenças pós-Covid e universalização do Samu pautam discursos de deputados

19/10/2021

Pautas relacionadas à saúde pública dominaram os discursos durante o horário dos deputados na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (19). Primeiro, o deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) destacou sua preocupação com os casos de pessoas com doenças pós-Covid. Em seguida, Dr. Bernardo (MDB) ressaltou a importância da universalização dos serviços do Samu para as cidades do interior do Estado. 

Sobre os casos de pacientes com doenças causadas pela Covid, Vivaldo relatou que são mais de 50 sintomas já identificados em pessoas que conseguiram vencer o coronavírus. Alguns ficam com esquecimentos, outros com cansaços, depressão, ansiedade e até mesmo queda de cabelo. "E as pessoas mais simples, que não possuem plano de saúde, não podem pagar consulta a psicólogo, ficam em situação dramática. É preciso uma ação do Estado", disse Vivaldo. 

O deputado defende um maior debate sobre o assunto com os representantes da sociedade, envolvendo as Câmaras Municipais, Assembleias, Câmara dos Deputados e Senado Federal. "De imediato, a forma mais simples de solucionar é através da assistência ao paciente na unidade básica de saúde. Mas para isso é preciso que tenha treinamento da equipe, e quem deve fazer esse trabalho é a Secretaria de Saúde do Estado e do município", completou. 

Já o deputado Dr. Bernardo celebrou a inauguração pelo Governo do Estado de uma base do Samu no município de Patu, em solenidade prevista para acontecer nesta quarta-feira (20). "Essa é uma das bandeiras do nosso mandato, que é a universalização do Samu. Este serviço precisa chegar a muitos recantos do RN para evitar fatalidades por falta de assistência médica de qualidade, principalmente pacientes vítimas de acidentes", disse. 

Dr. Bernardo lembrou que há cerca de um mês foi realizada uma audiência pública na cidade de Patu para debater o assunto. "Parabenizo o Governo do Estado pela celeridade em instalar a base do Samu, que irá atender a 10 municípios da região", destacou. Ainda de acordo com o deputado, a expectativa é que em breve o Executivo inaugure outras bases do equipamento em municípios que possam servir de polo para cidades vizinhas.

Álbum de fotos

Acesso Rápido